'Gli Sbandati' ('Os Refugiados') é um belo filme sobre o amor, a guerra e as diferenças de classe na Itália fascista!
'Gli Sbandati' ('Os Refugiados'; 1955) foi o primeiro longa-metragem da carreira de Francesco Maselli, que conta uma história de amor em meio a Segunda Guerra Mundial. As diferenças de classe tornam tudo mais difícil no relacionamento entre Andrea e Lucia (brilhantemente interpretada pela belíssima atriz, e ex-miss Itália de 1947, Lucia Bosé).
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"Gli Sbandati" foi o primeiro (e excelente) filme do diretor italiano Francesco Maselli, que tinha formação neorrealista e que, na época em que o dirigiu tinha apenas 26 anos. Cinco anos depois, Maselli fez um outro excelente filme, que foi 'Il Delfini' ('Os Delfins', de 1960), no qual contou com a participação de outra lindíssima atriz (Claudia Cardinale).
Em 'Il Delfini' (1960) também tivemos o desenvolvimento de uma trama a respeito de um tema que já havia aparecido em 'Gli Sbandati' (1955), que é o fato das desigualdades sociais dificultarem e até impossibilitarem as histórias de amor entre as pessoas em função da hegemonia dos valores da burguesia na sociedade.
Esse tema, inclusive, também voltaria a ser trabalhado por Maselli em 'Gli Indifferenti' ('Os Indiferentes', produzido em 1964), onde novamente o diretor trabalhou com a belíssima Claudia Cardinale, mas cujo resultado final não foi tão bom quanto o dos dois filmes anteriores. Então, de certa maneira, estes três filmes de Maselli estão conectados em suas histórias e formam uma espécie de 'Trilogia dos Valores Burgueses'.
A Condessa Luisa e Ferruccio apoiam os Nazi-Fascistas e agem em favor dos mesmos. Assim, por meio destes personagens, o diretor Maselli mostra que uma parte da Burguesia italiana manteve o seu apoio ao Nazi-Fascismo mesmo depois que a Itália foi invadida pelos Aliados (comandados pelos EUA e pela Grã-Bretanha).
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Aliás, Luchino Visconti ajudou (financeiramente) a produzir 'Gli Sbandati', cuja realização foi dificultada, na época, em função da censura e perseguição que era promovida pelo governo conservador do Partido Democrata-Cristão contra os filmes que eram realizados por diretores Neorrealistas, que eram quase todos ligados ao PCI (Partido Comunista Italiano).
O PCI era o principal partido de oposição e também foi o segundo maior partido italiano entre 1948 e 1991, quando se dissolveu, de maneira incompreensível, pois ainda era muito bem votado, sendo que alcançou os 27,6% dos votos em sua última eleição, para o Parlamento Europeu, em 1989, mantendo a sua condição de segundo maior partido do país. Apesar disso, os cineastas ligados ao PCI nunca foram bem vistos pelo governo direitista italiano.
O regime Fascista liderado por Mussolini reprimiu brutalmente o movimento operário e arrochou os salários dos trabalhadores, o que fez com que o povo italiano continuasse vivendo na pobreza. Os problemas sociais continuaram existindo, incluindo o desemprego, a criminalidade, fome, miséria, o que se combinava com a corrupção e ineficiência do regime Fascista.
E também é interessante notar que a protagonista de Gli Sbandati é a belíssima Lucia Bosé, que tinha 24 anos quando participou deste filme, que também havia atuado em três destes filmes nos quais Maselli trabalhou (os dois que foram dirigidos por Antonioni e o de Luciano Emmer).
Andrea, integrante da nobreza capitalista italiana, se apaixona pela jovem, bela e sensual Lucia, de origem proletária. O fato de pertencerem a classes sociais distintas irá dificultar o relacionamento deles.
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A belíssima Lucia Bosé interpreta Lucia, uma jovem proletária que se envolve romanticamente com Andrea, que é um rico membro da Nobreza Capitalista de Milão.
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Obs4: O filme mostra, muito bem, o quanto os italianos ainda estavam divididos, em termos classistas, neste momento da Segunda Guerra Mundial, sendo que uma parte da elite italiana ainda simpatizava com o Nazi-Fascismo e colaborava com o mesmo, enquanto que as camadas populares já estavam intensamente envolvidas com a Resistência anti-fascista. Não é à toa, portanto, que é a proletária Lucia quem vai pedir a colaboração do nobre capitalista Andrea para que o mesmo ajude os soldados italianos que fogem dos nazistas alemães, enquanto que o nobre burguês Ferruccio vai dedurá-los para os governantes fascistas da vila e a Condessa irá pedir a ajuda dos alemães.
A trama do filme!
A guerra na região norte, na qual os Fascistas continuam sendo aliados dos Nazistas, faz com que um número crescente de pessoas fuja do conflito, deslocando-se para as regiões mais afastadas, longe dos locais em que a guerra se desenvolve, como é o caso da pequena vila na qual transcorre a história do filme.
Nesta vila, algumas famílias mais ricas, originárias de Milão, se refugiam na vila Malga para fugir da Guerra e também acabam por dar abrigo às famílias de refugiados, que fogem da guerra, permitindo que vivam temporariamente no lugar. E uma destas famílias de refugiados é a da belíssima Lucia, de origem proletária, que acaba sendo abrigada por uma família da nobreza capitalista local, liderada pela Condessa Luisa.
Apesar disso, a família da Condessa ganha dinheiro produzindo e vendendo armas para as forças Nazi-Fascistas e, por isso, apoia as mesmas. E embora a Condessa Luisa (proprietária de indústrias, ou seja, é uma nobre capitalista) desaprovasse a ideia de abrigar os refugiados, seu jovem filho, Andrea (de 20 anos), acaba por aceitar que Lucia (interpretada pela lindíssima atriz Lucia Bosè) e seus parentes fiquem em sua propriedade.
Em pouco tempo, o jovem Andrea começa a demonstrar um forte interesse pela belíssima Lucia, apaixonando-se pela mesma, o que o leva a abandonar a sua namorada de perfil mais burguês.
Porém, as diferenças de classe social fazem com que Andrea se afaste da jovem Lucia, uma sensual e linda proletária, que trabalhava em uma empresa que fabricava caixas, fato este que era motivo de desprezo para um membro da nobreza capitalista, como era o caso dele, Andrea. Esse desprezo levou Lucia e lhe dar uma bela lição de moral, dizendo que graças ao dinheiro que ganhava com aquele trabalho ela ajudava a sua família.
Na parede, ao fundo, vemos três palavras que compunham o slogan do regime Fascista, que é "Acreditar. Obedecer. Combater". Porém, as sucessivas e humilhantes derrotas sofridas pelas Forças Armadas italianas desmoralizaram completamente o Fascismo e derrubaram a popularidade que, antes da Itália se envolver na Guerra, Mussolini ainda desfrutava.
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Outro amigo de Andrea é o esnobe Ferruccio, que é amigo e bajulador da Condessa Luisa e também é filho de um nobre que luta na Cavalaria italiana na Croácia, uma nação aliada dos países do Eixo, principalmente da Alemanha Nazista.
Na Croácia existiu um violentíssimo movimento de Extrema Direita, que foi a Utashe, que promoveu massacres horrendos contra os outros povos da então Iugoslávia, principalmente contra os Sérvios. Tais massacres nunca foram esquecidos e contribuíram para que sérvios e croatas se enfrentassem em uma guerra brutal, que se desenvolveu entre 1995-1995.
Andrea até chega a convidar Lucia para ir até a sua casa, a fim de 'ouvir as notícias da Rádio Londres' (que transmitia informações sob a perspectiva dos Aliados, o que era proibido pelo regime Fascista), mas acabou por dispensá-la, humilhando-a perante todos, o que fez com que ela se afastasse inteiramente dele por um bom período de tempo.
E mesmo depois disso, quando voltou a encontrá-la, ao ser questionado por Lucia sobre o motivo que o havia levado a agir daquela maneira, ele assumiu que isso acontecia em função das diferenças de classe que existia entre eles. Isso faz com que Lucia se afaste dele novamente, recusando-se a encontrá-lo.
Andrea sofre intensamente em função do fato de não conseguir superar as restrições sociais (classistas) e familiares, visto que a sua mãe, uma Condessa, repudia o seu relacionamento com uma jovem proletária.
Atores Marco Guglielmi (esquerda), Franco Lantieri (centro) e Fernando Birri (direita) interpretam soldados italianos fugitivos que recebem a ajuda de Andrea. Mas a mãe deste, a condessa Luisa, é uma aliada dos Nazi-Fascistas.
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Obs5: Essa prisão de soldados italianos que eram levados para a Alemanha nazista aconteceu após o governo do Marechal Badoglio ter passado para o lado dos Aliados, decisão que foi tomada em 08 de Setembro de 1943.
Um grupo desses desertores conseguiu, porém, fugir do trem que os levava para a Alemanha e se espalhou justamente pela região da vila onde estavam Andrea, Lucia e seus familiares. Vários dos soldados foram mortos ao tentar fugir e um deles acaba se ferindo, necessitando urgentemente de atendimento médico.
Com isso, Lucia vai até a casa de Andrea, a fim de pedir a sua ajuda. Ele concorda e manda levar o soldado fugitivo ferido para a sua casa. Junto, vão outros soldados fugitivos, que discutem a respeito do que deveriam fazer. A maioria deles decide tentar fugir do local, embora um deles tenha decidido voltar para a sua cidade de origem, a fim de ficar com a sua família.
Ferruccio, o irônico, reacionário e brincalhão membro da nobreza, tal como a Condessa Luisa, é contra a permanência dos soldados na casa, discute com Andrea e vai até a prefeitura informar os governantes fascistas sobre a presença dos soldados fugitivos no local.
Francesco Maselli: Um talentoso diretor italiano que era ligado ao PCI. Ele é considerado o último grande diretor Neorrealista italiano vivo.
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Um pouco antes dos três saírem, no entanto, chega a condessa Luisa, junto com um oficial alemão. Este ordena aos soldados que poupem a casa dela e que vão atrás dos soldados fugitivos. A condessa implora e acaba convencendo o filho, Andrea, a ir embora, com ela, para a Suíça, lembrando-o das suas responsabilidades com a família, acom s empresas desta, bem como com a classe social a que ele pertence.
Lucia olha para Andrea, com um olhar sofrido, e chora, naquela que é a mais bela cena do filme, pois mesmo sem que Andrea diga nada, ela percebe que ele a está abandonando.
Obs6: Quando o filme foi exibido no Festival de Veneza de 1955, a cena de Lucia Bosé, chorando, fez o público aplaudí-la em pé. Consta que ela somente não ganhou o prêmio de melhor atriz devido ao fato de ter sido dublada no filme, embora seja de nacionalidade italiana.
Logo depois, vemos Andrea no carro, indo embora com a mãe, enquanto ele ouve, desesperado e chorando, os tiros que matam Lucia. E daí vemos um soldado alemão virando o corpo dela, com o pé, já sem vida.
Título: Gli Sbandati (Os Fugitivos ou Os Refugiados; traduzido no Brasil, de forma equivocada, como 'Abandonada');
Link: Informações sobre o filme:
Votação do PCI nas eleições italianas (1921 a 1991):
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