'The Front' (Testa de Ferro por Acaso) - Usando da ironia e do sarcasmo, Martin Ritt e 5 amigos incluídos na 'Black List' acertam as contas com o Macarthismo e mostram a podridão fascista e a mediocridade das perseguições que prejudicaram milhares de inocentes nos EUA!

'The Front' (Testa de Ferro por Acaso) - Usando da ironia e do sarcasmo, Martin Ritt e 5 amigos incluídos na 'Black List' acertam as contas com o Macarthismo e mostram a podridão fascista e a mediocridade das perseguições que prejudicaram milhares de inocentes nos EUA! - Marcos Doniseti!

'The Front' (Testa de Ferro por Acaso; 1976): Martin Ritt, que foi perseguido na época do Macarthismo, movimento político de caráter fascista que tentou silenciar todas as pessoas que possuíam uma visão crítica sobre os EUA.

Sinopse!

A história do filme se desenvolve em 1953, na época áurea do Macarthismo (1950-1956), e gira em torno de um trabalhador simples, Howard Prince (brilhantemente interpretado por Woody Allen), que é empregado de um pequeno mercado. Ele passa a ajudar um roteirista (Alfred Miller) que foi colocado na 'Black List' pelo Comitê de Atividades Antiamericanas, liderado pelo senador Joseph McCarthy. 

Em função disso, Alfred Miller não é mais contratado por ninguém (emissoras de TV, empresas de teatro, estúdios e produtores de cinema...), ficando em uma situação financeira muito difícil. 

Alfred Miller é amigo de longa data de Howard Prince e propõe que o mesmo passe a publicar seus roteiros com o nome dele, Prince, escondendo de todos que ele, Miller, é o verdadeiro autor. Em troca, Howard passa a ter o direito de ficar com 10% do valor obtido pela venda dos roteiros. 

Howard Prince passa a vender os roteiros para um programa de TV e faz um imenso sucesso, tornando-se muito popular, o que irá lhe criar vários problemas, pois ele passa a ser questionado sobre qual é a sua inspiração e como é o processo de criação dos roteiros, principalmente por parte de Florence Barrett, que é assistente de Phil Sussman, produtor do programa de TV. 

E o sucesso de Prince também chama a atenção do Comitê de Atividades Antiamericanas, que passa a vigiar e investigar a sua vida, pois suspeita que ele possa ser comunista ou, pelo menos, ter amigos comunistas. 

'Testa de Ferro por Acaso' conta com a participação de vários profissionais que foram vítimas do Macarthismo, incluindo o diretor Martin Ritt, o roteirista Walter Bernstein, bem como os atores Joshua Shelley, Zero Mostel, Lloyd Gough e o ator e cantor Herschel Bernardi. No final do filme vemos o ano em que eles foram incluídos na 'Black List'.

Contexto Histórico!

Cena do casamento do senador Joseph McCarthy.

Este filme trata do Macarthismo e das perseguições que este movimento político, que possuiu um caráter claramente fascista e totalitário, promoveu nos EUA, principalmente durante a década de 1950, e que tinha como objetivo eliminar milhares de pessoas da vida pública nos EUA (na vida política, Televisão, Cinema, Teatro...).

A perseguição atingiu diretores, roteiristas, atores, escritores e intelectuais de perfil Progressista ou de Esquerda que desempenhavam alguma atividade política ou artística. Até mesmo Charles Chaplin foi perseguido pelo Macarthismo, por suas supostas 'simpatias pelo Comunismo', e decidiu sair dos EUA, indo viver na Suíça. Ele somente retornou ao país em 

O filme possui um claro caráter autobiográfico, pois o diretor e o roteirista, Martin Ritt e Walter Bernstein, foram duas entre outras milhares de pessoas inocentes que foram perseguidas e que tiveram as suas vidas e carreiras profissionais destruídas em função das atividades do senador Joseph McCarthy e do movimento político que este liderou.  

Martin Ritt trabalhou por vários anos como diretor de televisão nos EUA, a partir de 1950, dirigindo inúmeros programas, até que foi atingido em cheio pela perseguição promovida pelo Macarthismo.

Alfred Miller (Michael Murphy) procura por Howard Prince (Woody Allen), amigo de longa data e que não via há muitos anos, para que ele concorde em colocar o seu nome nos roteiros que o próprio Miller escrevia, pois o seu nome está na 'Black List'.

O auge do Macarthismo se deu entre 1950 e 1956, período que ficou conhecido como 'Red Scare' ('Terror Vermelho'). McCarthy e seus funcionários e seguidores estimulavam e pressionam os acusados de serem comunistas de delatarem amigos e conhecidos que também teria tido envolvimento com o 'comunismo'.

As vítimas eram vigiadas, perseguidas, submetidas a interrogatórios, sendo pressionadas a contar 'o que sabiam' sobre as atividades dos outros, criando uma situação típica de um Estado Policial. Quem não colaborava com a HUAC (Comissão de Atividades Antiamericanas), que era chefiada por McCarthy, era colocado em uma 'Black List' ('Lista Negra').

Esta 'Black List' era repassada para os estúdios de cinema, empresas de teatro, canais de TV, que daí se recusavam a contratar tais profissionais, destruindo com as suas carreiras. No caso dos roteiristas ainda havia uma solução alternativa, que era a dos roteiristas se utilizarem de 'testas de ferro' para continuarem produzindo. 

Eles escreviam roteiros para cinema, peças de teatro, programas de TV e seus nomes eram camuflados, pois outras pessoas se apresentavam como sendo as autoras destes roteiros. Quem se utilizou muito desta estratégia foi o Dalton Trumbo, um dos mais talentosos roteiristas dos EUA. 

Miller convence Howard a colaborar, passando a enviar os seus roteiros com o nome do amigo, que é um simples caixa de mercado. Howard, que vive com problemas financeiros, sente-se estimulado porque será muito bem pago para fazer isso.

No filme, o personagem Howard Prince (Woody Allen), que trabalha como caixa em um pequeno mercado, é quem interpreta um destes testas de ferro. A ironia da situação é que ele mesmo acaba sendo investigado pelo Comitê de Atividades Antiamericanas por suspeita de ser comunista ou de estar ajudando outros comunistas devido ao sucesso que alcançou. 

'The Front' é o filme que denuncia esse período terrível da história dos EUA, que somente chegou ao fim depois que McCarthy exagerou em suas acusações e se voltou contra funcionários do Departamento de Estado e do Pentágono, duas das instituições mais poderosas dos EUA.

Além de Martin Ritt e Walter Bernstein, nós também temos a participação de outros três nomes que foram vítimas do Macarthismo, que são Zero Mostel (Interpreta o ator Hecky Brown), Joshua Shelley (interpreta Sam, que administra o clube no qual Hecky se apresenta) e Herschel Bernardi (interpreta o diretor do canal de TV, Phil). 

Desta maneira, Martin Ritt e Walter Bernstein fazem uma espécie de acerto de contas com o Macarthismo, mostrando o seu claro caráter totalitário, que violava todos os direitos das pessoas em nome do 'combate ao comunismo', mas fazem isso uso da linguagem do humor e combinando este com a tragédia, o que é o grande acerto do filme.

Howard vivia fazendo apostas e acumulava dívidas com o dono desse pequeno mercado de frutas (LaGattuta), que sempre lhe cobrava o pagamento.

Além disso, Ritt e Bernstein usam do humor e da ironia para explicitar, também, o caráter medíocre, ridículo e desumano do Macarthismo por parte daqueles que estavam ao seu serviço. 

Uma cena, em especial, deixa isso claro, quando o ator Hecky Brown, que foi colocado na 'Black List', está implorando ao investigador Hennessey para que o ajude a voltar a trabalhar e lhe mostra uma foto de seus filhos, que estão passando por dificuldades. Hennessey sequer olha para a foto.

Woody Allen está excelente como o protagonista do filme, interpretando um simples trabalhador que é empregado em um pequeno mercado, trabalhando como caixa e que também faz um 'bico' como cambista de apostas ilegais (algo como o 'jogo do bicho' no Brasil).

Woody Allen acaba combinando, muito bem, drama e comédia, usando de piadas sutis em seus diálogos. Seu interrogatório pela Comissão de Atividades Antiamericanas, no final, é hilário. Ele, essencialmente, fala, fala, fala e não responde coisa alguma para os interrogadores.

Este é um filme brilhante, que comprova que é possível fazer filmes políticos sobre temas sérios e, ao mesmo tempo, combinar o drama e a tragédia com a ironia e o humor inteligentes. 

Imperdível. 

A trama do filme!

Howard começa a trabalhar para a rede de TV, enviando os roteiros escritos por Miller, onde conhece o produtor (Phil), a assistente Florence e o ator Hecky Brown.
 

O filme começa mostrando cenas de filmes nos quais vemos o senador Joseph McCarthy, líder do HUAC, o presidente Eisenhower (1953-1961), Marilyn Monroe, de pessoas entrando em um abrigo nuclear e cenas da Guerra da Coreia. Logo, o início do filme contextualiza, por meio de imagens, a situação histórica do período em que a trama se desenvolve. 

Estamos em 1953 e a trama do filme se inicia com a visita de Alfred Miller a um amigo de infância, que é o empregado de um pequeno mercado, que é Howard Prince, que recebe um baixo salário e vive perdendo tudo em apostas, levando-o a pedir, frequentemente, dinheiro emprestado para o seu irmão, Myer Prince, para pagar as suas dívidas. 

Miller é um roteirista que foi colocado na 'Black List', sendo mais uma das milhares de vítimas do Macarthismo, e está impedido de continuar trabalhando, seja para Cinema, Teatro ou TV. Daí, ele propõe um acordo para Howard, para que este passe a colocar o seu nome nos roteiros que ele, Miller, escreve, para que possam ser vendidos para um programa de TV.

Em troca disso, Howard ficará com 10% do valor pelo qual o roteiro será vendido. E quando ele fica sabendo que cada roteiro é vendido por US$ 750 a US$ 1.000 dólares, ele aceita rapidamente a proposta, dizendo para Miller que todos os problemas deste acabaram. Mas o que Howard não suspeitava é que ele é quem passaria a ter problemas devido a este acordo. 

Inicialmente, tudo dá certo para Howard, pois os roteiros fazem muito sucesso e a rede de TV pede para que ele sempre envie novos roteiros, que continuam sendo muito populares. Com isso, os seus problemas financeiros chegam ao fim e ele se torna uma celebridade, concedendo entrevistas e sendo chamado para eventos em escolas. 

Hecky Brown vive insistindo com o investigador, Hennessey, para que ele não seja incluído na 'Black List', pois é um ator e depende do seu trabalho para sobreviver.

Desta maneira, Howard passa a gostar cada vez mais do que está fazendo, pois além de ganhar muito bem e de obter reconhecimento pela qualidade do 'seu trabalho', ele também conhece Florence Barrett, jovem assistente do programa de TV para o qual ele 'escreve' os roteiros. Com isso, eles iniciam um romance. Porém, a admiração de Florence por Howard deve-se ao fato dela acreditar que ele é, de fato, o autor dos roteiros, sendo um artista muito talentoso.

Além disso, Howard percebe o quanto a rede de TV está atrelada à campanha anticomunista do Comitê de Atividades Antiamericanas, que é liderada por McCarthy, senador Republicano pelo estado do Wisconsin, percebendo que ela colabora voluntariamente com a campanha anticomunista do mesmo, pois se não fizesse isso ela perderia o seu principal patrocinador. 

Em vários momentos do filme vemos que Howard não se sente nada à vontade com essa situação de perseguição aos profissionais e chega a questionar o produtor porque a rede de TV se submete à vontade do proprietário de apenas três supermercados e Phil apenas responde que 'não queremos problemas'.

Assim, o filme mostra que o anticomunismo tinha virado uma espécie de indústria, dando muitos votos para políticos demagogos e medíocres, como é o caso de McCarthy e, também, gerando muito dinheiro para as empresas que colaborassem com a campanha do senador. 

Com o sucesso dos 'seus' roteiros, Howard passa a viver em condições muito melhores e também atrai Florence, que admira o talento dele como escritor.

Quando começou a trabalhar para a rede de TV, Howard conheceu um ator, chamado Hecky Brown (Zero Mostel, que foi uma das vítimas do Macarthismo), que é muito popular, mas que está ameaçado de ser incluído na 'Black List' se ele não colaborar com o Comitê de Atividades Antiamericanas (HUAC), o que ele não deseja fazer. 

Embora o protagonista do filme seja Howard, será em torno de Hecky Brown que irão acontecer os fatos mais relevantes e que demonstram, claramente, de que maneira o Macarthismo afetou e prejudicou as vidas de milhares de profissionais altamente talentosos em suas áreas de atuação. 

Assim, o personagem de Zero Mostel, Hecky Brown é que se torna o centro moral do filme. Essa é uma justa homenagem a um ator que foi muito prejudicado em função da sua inclusão na 'Black List'. 

Hecky Brown fica desesperado com a ameaça de demissão, pois é casado, tem dois filhos, e passará por grandes dificuldades financeiras se ele ficar sem o seu trabalho na TV. Ele diz para Hennessey que deseja colaborar, mas quer fazer isso de uma maneira que não o obrigue a entregar os seus velhos amigos de lutas políticas e sociais.

Além de colocar o seu nome nos roteiros de Miller, o esperto Howard passa a fazer o mesmo para Delaney (cabelo branco) e Phelps, pois os nomes deles também estão incluídos na 'Black List'. E Howard vai ganhando cada vez mais dinheiro.

E é justamente isso que o HUAC deseja que ele faça. Com a sua recusa em colaborar, Hecky será afastado pela emissora, apesar de ser muito respeitado e admirado pelo público. Isso irá obrigá-lo a fazer apresentações em clubes pelo país afora, mas pelas quais irá receber valores muito inferiores aos que recebia quando não estava na 'Black List'. E muitas vezes nem o valor combinado com os donos dos clubes Hecky consegue receber.

Portanto, o filme mostra que os donos desses clubes souberam explorar essa força de trabalho altamente qualificada, de atores muito talentosos, mas que em função da perseguição que sofreram foram obrigados a trabalhar por valores irrisórios.

No entanto, nesta época do Macarthismo, o filme mostra que ninguém das empresas de Cinema, Teatro ou TV falava abertamente de que o afastamento destes profissionais ocorria por razões políticas e ideológicas, pois eles poderiam iniciar ações judiciais e alegavam que o afastamento ocorria por outros motivos, de caráter meramente profissional. 

Quanto a Howard, para ele está indo tudo muito bem, pois agora ele se tornou muito popular, está ganhando mais dinheiro do que ele jamais sonhou, consegue pagar as suas contas em dias e ainda está namorando uma jovem bonita e inteligente. Isso é tudo o que ele jamais conseguiria trabalhando como um mero caixa de um pequeno mercado. 

Tom Hampton é o dono da rede de TV que colabora com o Comitê de Atividades Antiamericanas e obriga o produtor a demitir Hecky Brown, apesar deste ser um ator muito popular.

Howard passa a apreciar tanto essa situação que ele passou a colocar o seu nome em obras de outros dois roteiristas que também tinham sido incluídos na 'Black List', que são Herbert Delaney (interpretado por Lloyd Gough, que foi uma vítima do Macarthismo e que foi incluído na 'Black List') e William Phelps. 

E Howard fica tão confiante com o seu trabalho, que passa a estudar Literatura (Hemingway, Faulkner, Dostoievski...) e chegará até a devolver um roteiro de Phelps. E quando este questiona se o produtor da rede de TV (Phil Sussman) não havia gostado do roteiro, Howard lhe diz que ele mesmo é quem não tinha gostado. 

Howard ainda tem a ousadia de pedir que os três roteiristas (Miller, Phelps e Delaney) escrevam um roteiro para uma nova série de TV (um episódio piloto) e cobra que ele seja na linha da obra de Eugene O'Neil, com um humor visceral, e que também, seja um bom roteiro, digno de quem está na 'Black List'. Essa postura de Howard deixará Miller muito indignado e irritado.

Desta maneira, o filme também mostra que a 'Black List' acabou sendo muito lucrativa para muitas pessoas, empresas e proprietários particulares país afora, surgindo uma verdadeira indústria do Macarthismo, pois este colocou milhares de pessoas bastante qualificadas em uma situação profissional bastante precária, obrigando-as a trabalhar por valores irrisórios.

Howard ganha muito dinheiro trabalhando como 'testa de ferro' de escritores que estão na 'Black List' e chega a comprar um belo apartamento. Ele passa a ter a vida com a qual sempre sonhou: é bem sucedido, rico, tem uma jovem namorada, bonita e inteligente, passa a usar boas roupas e até passa a se interessar por Literatura.

Enquanto isso, Florence tenta descobrir o máximo possível a respeito da vida de escritor de Howard, mas esse demonstra uma grande habilidade em fugir das perguntas. Ele fala, fala, fala e não responde nada para a namorada. Ele é um craque no 'enrolation'. Aliás, isso irá lhe ajudar muito mais adiante. 

Florence discordava da política de colaboração da emissora com a HUAC e quando o produtor Phil, por ordens do proprietário da rede de TV, demitiu Hecky Brown, ela tomou a decisão de pedir demissão. Ela também exige que Howard também tome alguma atitude, protestando contra essas perseguições, mas ele se recusa, o que a levará a se afastar dele por três semanas. 

Neste momento da história, Florence ainda não sabe que Howard é apenas um testa de ferro para os três roteiristas que foram incluídos na 'Black List'. Ele tenta guardar segredo e procura deixar para contar a verdade mais adiante. 

Em função da sua demissão, Hecky Brown acaba, depois de muito resistir, cedendo à chantagem do HUAC e concorda em obter informações a respeito de Howard, pois o imenso sucesso deste havia chamado a atenção do Comitê, que desejava descobrir se Howard era comunista ou não. 

Desesperado para trabalhar, Hecky pede a ajuda do investigador Hennessey, chegando a mostrar a foto dos seus filhos, que é ignorada pelo investigador.

Com isso, Hecky vai se tornar amigo de Howard e acabará obtendo informações comprometedoras sobre o mesmo, principalmente porque este foi visto, por um detetive particular contratado pela rede de TV, conversando com os roteiristas incluídos na 'Black List' e porque Hecky entregou provas de que Howard tinha ajuda um jornal 'comunista' que Florence havia criado. 

Isso terá duas graves consequências. A primeira é que Hecky Brown, depois que colaborou com a HUAC, ele voltou a trabalhar bastante e suas condições materiais de vida melhoraram muito, mas o fato de ter colaborado com o Comitê o deixou destruído espiritualmente, levando-o a tomar uma decisão drástica. 

Aliás, a maneira como esse momento trágico foi mostrado por Martin Ritt no filme é de uma imensa beleza. É uma sequência bela e trágica, ao mesmo tempo. Ela vale mais, sozinha, do que muitos dos filmes que são lançados atualmente. É pura poesia. 

E ao mesmo tempo nós temos uma denúncia dos imensos prejuízos que as perseguições provocaram nas vidas de muitas pessoas. Aliás, o que aconteceu com Hecky no filme é uma referência a um fato semelhante que ocorreu, em 1955, com um amigo de Martin Ritt, chamado Philip Loeb, que foi um diretor, ator e autor teatral que foi colocado na 'Black List'.

Hecky Brown briga com Sam, proprietário de um clube noturno, pois ele lhe pagou metade do valor combinado. Isso acontecia muito com os atores que estavam na 'Black List', que ficavam sem opções de trabalho, passando a ser muito explorados, aceito valores irrisórios para trabalhar.

Enquanto isso, Howard foi intimado a comparecer ao Comitê para responder uma série de perguntas sobre se ele conhecia ou não os roteiristas Miller, Phelps e Delaney ou, também, se conhecia Hecky Brown. 

Em um primeiro momento, Howard disse para  que Phil brigasse com o dono da emissora de TV para não permitir que ele fosse interrogado. Phil até tenta fazer isso, inicialmente, mas revela-se um fraco e acaba se submetendo à vontade do proprietário da emissora.

Quando chega ao Comitê, para ser interrogado, neste momento Howard fez uso de sua excelente habilidade para enrolar, respondendo às perguntas de forma vaga, sem esclarecer nada e deixando os interrogadores cada vez mais nervosos. Estes usam de chantagem contra Howard, ameaçando prendê-lo por envolvimento em apostas ilegais. Mas se ele delatar os seus amigos ele sairá livre.  

No final, Howard diz para os membros do Comitê que eles não tem o direito de fazer aquelas perguntas, para que ele responda delatando outras pessoas, e manda os seus membros se f... Ele prefere ir para a prisão e, assim, torna-se um herói do movimento contra o Macarthismo.

Outros filmes sobre o Macarthismo!

Quando vê a maneira como a rede de TV colabora com as perseguições aos artistas e escritores, Howard fica cada vez mais incomodado. Mas ele tem que ficar quieto pois já é um testa de ferro de 3 roteiristas e não pode chamar a atenção sobre si.

- 'Boa Noite e Boa Sorte' (2005), de George Clooney;

- 'Trumbo' (2016), de Jay Roach;

- Daniel (1983), de Sydney Lumet; 

- Citizen Cohn (1992), de Frank Pierson;

- Homens Indomáveis (Silver Lode; 1956), de Allan Dwan;

-  As Bruxas de Salém (1956), de Raymond Rouleau; 

- Os 10 de Hollywood (1950), de John Berry;

- Mulheres de Ninguém (1943), de Edward Dmytryk;

- FBI - Arquivo Secreto (1977), de Larry Cohen;

- O Poder da Notícia (Winchell; 1983), de Paul Mazursky;

- Murrow (1985), de Jack Gold.

- Point of Order (1964), de Emile de Antonio.

Hecky Brown resistiu por muito tempo à chantagem do Macarthismo, até que acabou cedendo e passou a espionar Howard. Mas essa decisão terá trágicas consequências. Embora o protagonista do filme seja Howard, é em torno do personagem Hecky Brown que se desenvolvem os principais acontecimentos do filme: ameaça de demissão se não colaborar com a HUAC; inclusão na 'Black List'; desespero por sua situação; resistência a colaborar; decisão de colaborar; crise de consciência pelo que fez; final trágico.

Perseguidos pelo Macarthismo que trabalharam no filme!

- Martin Ritt: Incluído na 'Black List' em 1951;

- Walter Bernstein: Incluído na 'Black List' em 1950;

- Zero Mostel: Incluído na 'Black List' em 1950;

- Herschel Bernardi: Incluído na 'Black List' em 1953;

- Lloyd Gough: Incluído na 'Black List' em 1952;

- Joshua Shelley: Incluído na 'Black List' em 1952.

Em uma sequência poética, de muita beleza e sensibilidade, vemos os momentos que antecedem ao final trágico de Hecky Brown.

Informações Adicionais!

Título: The Front (Testa de Ferro por Acaso);

Diretor: Martin Ritt;

Roteiro: Walter Bernstein;

Gênero: Comédia Dramática;

Duração: 95 minutos;

País de Produção: EUA; Ano de Produção: 1976; 

Fotografia: Michael Chapman; Música: Dave Grusin;

Edição: Sidney Levin;

Elenco: Woody Allen (Howard Prince); Zero Mostel (Hecky Brown); Herschel Bernardi (Phil Sussman); Michael Murphy (Alfred Miller); Andrea Marcovicci (Florence Barrett); Remak Ramsay (Francis X. Hennessey); Lloyd Gough (Herbert Delaney); David Margulies (William Phelps); Danny Aiello (Danny LaGattuta); Joshua Shelley (Sam).

Howard Prince dá o seu recado final para os membros do Comitê de Atividades Antiamericanas. Segundo o roteirista Walter Bernstein, originalmente o filme era um drama, mas com a participação de Woody Allen o filme adotou um tom de sátira. E o resultado final foi excelente.

Links:

O Macarthismo e a caça às bruxas nos EUA:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/internacional/audio/2016-11/historia-hoje-comite-nos-eua-investigou-artistas

Roteirista do filme, Walter Bernstein fala sobre 'The Front':

https://www.indiewire.com/2016/06/hollywood-blacklist-screenwriter-interview-walter-bernstein-woody-allen-the-front-1201686796/

Crítica sobre o filme:

https://www.slantmagazine.com/dvd/the-front-bd/

Informações sobre o filme:

https://www.imdb.com/title/tt0074554/?ref_=nv_sr_srsg_0

Lista de Filmes sobre o Macarthismo:

https://maniacosporfilme.wordpress.com/2011/01/19/blacklisted-o-cinema-na-epoca-do-macarthismo/

Depois de mandar o HUAC se f... o testa de ferro Howard Prince passou a ser defendido por muitos que não aceitavam as políticas fascistas do Macarthismo. De fato, tivemos movimentos de protesto que defendiam os direitos dos perseguidos pelo Macarthismo.
Trailer do Filme:

 
 

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