Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita - Elio Petri fez obra-prima do Cinema Político que desnuda os abusos, violências, ilegalidades na Itália dos 'Anni di Piombo' (Anos de Chumbo)!

'Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita' - Elio Petri fez obra-prima do Cinema Político que desnuda os abusos, violências, ilegalidades na Itália dos 'Anni di Piombo' (Anos de Chumbo)! - Marcos Doniseti!

'Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita' (1970) é uma obra-prima do cinema político italiano.

'Indagine su un cittadino..." é um filme absolutamente fantástico de Elio Petri.

Revi o filme há pouco tempo e o mesmo me pareceu ainda melhor do que era quando o assisti pela primeira vez, há muitos anos.

Assim, tive como perceber certos movimentos de câmera, uso da iluminação e enquadramentos que não havia percebido anteriormente. Uma cena, em especial, é belíssima, quando o 'Dottore', o policial que comanda a Divisão de Homicídios, sobe para o local em que o crime que ele cometeu (o assassinato de Augusta Terzi) havia acontecido.

A combinação de trilha sonora, movimentos de câmera e a atuação de Gian Maria Volontè é absolutamente perfeita. Isso é cinema feito por gente grande.

A história, além disso, é coerente e é desenvolvida com muito brilhantismo, sendo que já naquela época o filme denunciava as manipulações dos detentores do Poder no sentido de esconder a podridão dos seus semelhantes.

O lema do filme de Elio Petri parece ser "Corporativismo acima de tudo, Investigações Somente Para os Inimigos do Poder Acima de Todos'. Afinal, salvar a imagem das instituições, mesmo escondendo os podres dos seus membros, é algo rotineiro nos dias atuais.

O que Elio Petri mostra é que isso acontecia de forma rotineira na Itália daquela época, que era marcada por intensos conflitos políticos, ideológicos e sociais, envolvendo movimentos sociais, partidos políticos (de Esquerda, Extrema Esquerda, Direita e Extrema Direita).

Naquele momento histórico, a A Itália vivenciava um período turbulento, que foi chamado de 'Anni di Piombo' (Anos de Chumbo), com muita violência nas ruas, ocorrendo verdadeiras batalhas nas cidades italianas e, é claro, que as ações repressivas por parte da Polícia faziam parte desse contexto.

O que Elio Petri mostra neste belíssimo filme é que, nestas circunstâncias, as forças policiais e do Estado italiano adotaram comportamentos ilegais e criminosos com o objetivo de reprimir e sufocar estes acontecimentos, violando de forma descarada os direitos do cidadão, promovendo prisões ilegais, torturas físicas e psicológicas contra pessoas inocentes, grampeando suas ligações telefônicas.

Neste sentido, temos uma cena fantástica, mas trágica, na qual o Dottore interroga um jovem estudante, usando de torturas, para que o mesmo entregue um amigo, acusando-o falsamente de ser o responsável pelo assassinato de Augusta. Enquanto pratica todos esses crimes, o Dottore faz todo um discurso em defesa da Democracia...

O filme prende a atenção do início ao fim, sendo marcado por uma tensão que vai crescendo à medida que a história vai sendo desenvolvida, com o protagonista (o Dottore...) ficando cada vez mais nervoso e neurótico, pois ele faz de tudo para que descubram que ele é o criminoso e que o prendam em função deste fato, mas isso não acontece.

E o motivo dele não ser preso nós descobriremos na sequência final, quando é confrontado pelos chefões da Polícia italiana.

E também ficamos com dúvidas sobre a morte de Augusta Terzi, pois inicialmente não sabemos se a mesma foi acidental ou intencional.

O filme provocou muita polêmica na Itália na época do seu lançamento, pois a visão que mostrava da Polícia italiana era muito crítica. Elio Petri teve que buscar refúgio na França em função disso.

E ainda temos um Gian Maria Volontè em excepcional atuação.

Fantástico.

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