'Next Stop, Greenwich Village' - Comédia dramática de Paul Mazursky retrata com inteligência, sensibilidade e humor a fauna humana do bairro boêmio de Nova York!

'Next Stop, Greenwich Village' - Comédia dramática de Paul Mazursky retrata com inteligência, sensibilidade e humor a fauna humana do bairro boêmio de Nova York! - Marcos Doniseti!

'Next Stop, Greenwich Village' (1976) é um belo e tocante filme de Paul Mazursky. Um jovem e fantástico elenco e que conta, também, com uma atuação sensacional de Shelley Winters. Não se fazem mais filmes como esse. Em Hollywood, então...

Sinopse!

O filme conta a história de Larry Lapinsky e de um grupo de amigos que vive no bairro boêmio do Greenwich Village, em Nova York, em plena 1953, época do conservador governo Eisenhower e do Macarthismo, mas que também viu nascer o embrião da Contracultura, da cena Psicodélicas e do movimento Hippie dos anos 1960.

Larry sai da casa dos pais, no Brookly, e vai viver sozinho em um apartamento do Greenwich Village, enquanto trabalha quatro horas diárias em uma lanchonete para poder pagar as contas. Enquanto isso, frequenta o curso de formação de atores, pois tem a ambição de se tornar um ator de sucesso. 

Aliás, todos os protagonistas do filme (Larry e seus amigos Bernstein, Robert, Connie, Sarah, Anita, Barney) são jovens com ambições artísticas, desejando se tornarem atores, poetas, pintores e músicos de sucesso. Como diz o próprio Larry no início do filme, ele está indo para o Village em busca de 'fama e fortuna'. 

O filme possui muitos elementos autobiográficos, pois é baseado na vida do próprio Paul Mazursky, talentoso diretor e roteirista de caráter autoral que fez parte da chamada 'Nova Hollywood'.

Se você está cansado de filmes de super heróis e quer um filme sobre pessoas reais, então sugiro que assista este belo, nostálgico e tocante 'Next Stop, Greenwich Village'.

Jack Kerouac - Haicais!

Os Beats pioneiros, que influenciaram toda a Contracultura dos anos 1960: Lucien Carr, Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs.

A fumaça das velhas 

     batalhas navais 

Já se foi


Lixo no lago

      - minha alma

Está chateada


Nos picos do entardecer

     eu vejo

A esperança

Obs1: Haicais retirados do 'Livro de Haicais', de Jack Kerouac, página 149, L&PM Editores, 2013, edição bilíngue, tradução de Claudio Willer.

A Nova Hollywood!

Em uma cena da festa no apartamento de Larry nós vemos dois futuros astros de Hollywood: Christopher Walken e, atrás, Bill Murray. O personagem de Walken, o escritor e poeta Robert, foi baseado no roteirista de 'Medo e Desejo' (1953), de Kubrick, no qual Paul Mazursky atuou.

Paul Mazursky foi um, entre muitos outros, dos extremamente talentosos cineastas que fizeram parte da geração que ficou conhecida com a denominação de 'Nova Hollywood', que surgiu a partir da segunda metade da década de 1960.

A 'Nova Hollywood' englobou os mais relevantes e importantes cineastas que surgiram nos EUA desde a segunda metade dos turbulentos, conflitantes e revolucionários anos 1960. 

Ela inclui nomes como os de Martin Scorsese, Francis F. Coppola, Steven Spielberg, William Friedkin, Brian de Palma, Paul Schrader, Alan J. Pakula, George Lucas, Hal Ashby, Peter Bogdanovich, Dennis Hopper, Michael Cimino, John Cassavetes, Woody Allen, Martin Ritt, Mike Nichols, Robert Altman, Arthur Penn, Sydney Lumet e Sam Peckinpah.

Alguns destes cineastas (Peckinpah, Lumet, Altman) são, de fato, de uma geração anterior, mas que não desfrutavam da liberdade criativa que foi, depois, conquistada pela geração da 'Nova Hollywood', que também era conhecida como a geração do 'sexo, drogas e rock'n'roll'. 

O professor de Teatro, com quem Larry estuda para se tornar ator, é inspirado na figura de Lee Strasberg, cujo 'Método' formou legiões de atores e atrizes dos EUA. Paul Mazursky também estudou com ele.

Sobre essa geração é altamente recomendável a leitura do livro de Peter Biskind, que é o 'Como a Geração Sexo, Drogas e Rock'n'Roll salvou Hollywood'.

Outros cineastas que são originários de outros países também são incluídos nessa geração, como são os casos os dos europeus Roman Polanski (polonês) e John Schlesinger (britânico). Todos estes cineastas dirigiram muitos (se não foram todos...) dos melhores filmes que Hollywood realizou a partir desta época.

Entre estes filmes, nós temos:

Anos 60: 'Bonnie e Clyde' (Arthur Penn; 1967), 'A Primeira Noite de um Homem' (Mike Nichols; 1967), 'Faces' (John Cassavetes; 1968), 'Targets' (Na Mira da Morte; Peter Bogdanovich; 1968), 'Easy Rider' (Dennis Hopper; 1969), 'Midnight Cowboy' (John Schleginger; 1969); 'The Wild Bunch' (Sam Peckinpah; 1969), 'A Noite dos Desesperados' (Sydney Pollack; 1969).

Larry sai da casa dos pais e vai morar sozinho em um apartamento do Greenwich Village, confiante de que atingirá o estrelato como ator. Quem estava pronto para isso era o ator que o interpreta, o muito talentoso Lenny Baker, que morreu precocemente, aos 37 anos, em 1982. Este foi o seu único longa metragem na condição de protagonista.

Anos 70: 'M.A.S.H. (Robert Altman; 1970), 'Five Easy Pieces' (1970), 'A Última Sessão de Cinema' (1971), 'Klute' (Alan J. Pakula; 1971); 'Operação França' (William Friedkin; 1971), 'Chinatown' (Roman Polanski; 1974), 'A Conversação' (Francis F. Coppola; 1974), 'Taxi Driver' (Martin Scorsese; 1976), 'Norma Rae' (Martin Ritt; 1979), 'O Franco Atirador' (Michael Cimino; 1979) e 'Blow Out' (Um Tiro na Noite; Brian de Palma; 1981).

Paul Mazursky chegou a ser indicado para concorrer ao prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1976 por este belo e emocionante 'Next Stop, Greenwich Village'. 

Enquanto isso, Lenny Baker, interpreta o protagonista, e também vemos uma ótima Shelley Winters, ganhadora de 2 Oscars em sua carreira, em fantástica atuação, na qual rouba a atenção em todas as suas cenas. 

Por suas atuações, os dois, Baker e Winters, também receberam indicações no Globo de Ouro de 1977. Shelley Winters também foi indicada no BAFTA (o Oscar britânico) de 1978.

A trajetória de Paul Mazursky e a Geração Beat! 

A agitada vida noturna do Greenwich Village e sua fauna de jovens artistas (ou aspirantes a isso) é mostrada de forma nostálgica, tocante e poética neste belo filme.

Paul Mazursky foi um jovem de origem judaica, de uma família do Brooklyn, de Nova York. Seu pai era um judeu ucraniano, era um trabalhador, enquanto sua mãe (Jean) era uma pianista. Seu nome verdadeiro era Irwin Lawrence, mas que ele trocou por Paul para facilitar a sua vida artística. Durante sua carreira, ele foi indicado cinco vezes ao Oscar, sendo quatro vezes na condição de roteirista. 

Ele começou a sua carreira no cinema atuando, sendo que a sua estreia foi em 'Fear and Desire' ('Medo e Desejo', 1951), filme de estreia de Stanley Kubrick. Depois ele atuou em 'Sementes de Violência' (1955), que também teve a participação de Sydney Poitier e Glenn Ford. Nos anos seguintes ele atuou em inúmeras séries de TV, o que fez até 1966.

Seu longa metragem de estreia foi 'Bob & Carol, Ted & Alice' (1969), uma ótima comédia dramática, que fez muito sucesso (foi a quinta maior bilheteria daquele ano) e que refletia as mudanças de comportamento e a revolução sexual dos anos 1960. O filme mostra dois casais bem sucedidos de classe média sendo afetados por este processo. 

O filme contou com a participação de Natalie Wood e Elliot Gould. Paul Mazursky e Larry Tucker foram indicados para Melhor Roteiro Indicado no Oscar de 1970.

Neste período turbulento que foram os anos 60, nós tivemos, entre outros acontecimentos importantes, a Guerra do Vietnã, as lutas pelos Direitos Civis, os Black Panthers, o Rock, a Psicodelia, a emergência do Feminismo e a solidariedade com os povos do Terceiro Mundo. Che Guevara tornou-se um ícone para os jovens rebeldes do mundo ocidental naquela época.

Larry, o amigo Barney, um pintor frustrado, e a namorada Sarah.

E também tivemos a revolução sexual e o uso de drogas, sendo que esta últimas, naquela época, eram bem vistas, pois ajudariam a 'expandir a mente', com o seu consumo explodindo mundo afora. Nos anos seguinte veio a ressaca, os efeitos colaterais de tudo isso, com muitas pessoas perdendo o controle de suas vidas. 

Porém, qual é a origem de tudo isso? Quando, onde e como isso começou?

De certa maneira, 'Next Stop, Greenwich Village' (1976) acaba respondendo a essas perguntas, mostrando que tudo começou nos anos 1940-1950, com os Beats, que foi um grupo de jovens inconformistas e que se tornaram poetas, romancistas e que, também, chegaram a fazer um filme que está, de certa maneira, na fase ancestral da 'Nova Hollywood', que foi 'Pull My Daisy', de 1959.

O filme de Mazursky (que produziu, dirigiu e roteirizou o filme) retrata esse universo Beat de Nova York, do qual ele mesmo foi um integrante, com a história do filme se desenvolvendo durante o ano de 1953, no auge do Macarthismo, e durante o início do governo de Dwight Eisenhower, que havia tomado posse na Presidência em 30/01/1953. 

Vários dos principais acontecimentos políticos da época, como o Macarthismo e a execução na cadeira elétrica do casal Rosenberg, pela acusação e condenação por espionagem, são comentados no filme, com os personagens debatendo sobre eles em vários momentos.

Bernstein, um namorado dele, um velho barbudo vendendo poemas de amor (que é interpretado por um irreconhecível Woody Allen), Larry e Sarah.

O Macarthismo foi liderado pelo senador Joseph McCarthy, do Winconsin, e foi um movimento político reacionário e de caráter nitidamente Totalitário, que perseguia 'comunistas', ou qualquer pessoa que pudesse ser classificada como tal, pelo simples fato de rejeitar e de não viver de acordo com os valores dominantes do American Way of Life. 

Assim, o filme possui um forte elemento histórico e, também, autobiográfico.  

Os Beats incluíam autores como Allen Ginsberg, Jack Kerouac, William Burroughs, Gary Snyder, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Michael McClure, entre outros. Eles procuraram criar um modo de vida alternativo, em comunidades urbanas, geralmente em apartamentos apertados das regiões boêmias de cidades como São Francisco, Denver e Nova York. 

Quem retratou esse universo brilhantemente na Literatura, foi Jack Kerouac, principalmente em seu livro 'On The Road', que fez um imenso sucesso quando foi publicado em 1957, embora a editora tenha alterado o mesmo para uma forma muito diferente da original, que não possuía nenhum capítulo ou sequer parágrafo.

A trama do filme!

Larry e Sarah voltando para a casa dela. Com exceção do apartamento de Larry, montado em estúdio, as outras locações do filme tiveram o Greenwich Village como cenário.

A história do filme se desenvolve em Nova York, em 1953, sendo que o protagonista é um jovem de origem judaica, que vive no Brooklyn, chamado Larry Lapinsky, que é brilhantemente interpretado por Lenny Baker (em seu primeiro longa metragem), que faleceu poucos anos depois, em 1982, sendo mais uma das milhares de vítimas da AIDS.

O início do filme já mostra Larry se despedindo do pai (Ben) e da mãe (Shelley Winters, em atuação excepcional), pois ele sairá do Brooklyn e passará a viver sozinho na região do Greenwich Village, na qual temos muitos jovens poetas, atores, escritores, ou que aspiram a ser tudo isso. 

Essa mudança é motivo de sobra para que a sua mãe superprotetora se desespere e chore muito, o que gera uma situação irônica, pois as duas regiões se localizam na mesma cidade de Nova York. Mas a mãe dele reage como se Larry estivesse indo morar no Nepal e fosse ficar muitos anos sem ver o rebento, que já não quer ficar vivendo sob as asas dos pai. 

Aliás, o pai (Ben) adota um postura diferente, compreendendo e apoiando o que o filho irá fazer. Desta forma, a personagem de Winters, que é chamada apenas de Mãe, representa aqueles setores da sociedade que não aceitam as novas formas de se relacionar. 

Marlon Brando em um cartaz de 'A Streetcar Named Desire' (Um Bonde Chamado Desejo; 1951), filme dirigido por Elia Kazan, grande cineasta, mas que colaborou com as perseguições políticas do Macarthismo. Larry faz imitações das falas de Brando no filme. Shelley Winters, por sua vez, trabalhou na adaptação teatral da obra de Tennessee Williams.

Sempre que ela se encontra com Larry e a namorada deste, Sarah, ela percebe que eles são muito íntimos e, em função disso, vive questionando os dois sobre quando eles, afinal, irão se casar.

As reações da Mãe às respostas deles dão origem a vários dos melhores momentos irônicos do filme, o que é uma forma pela qual Mazursky procura satirizar os valores conservadores que eram dominantes nos EUA naquele período e que os mais jovens já estavam contestando, embora ainda fizessem isso meio que às escondidas. 

Assim, o casal de namorados procura esconder de seus pais que eles já tinham relações sexuais e Sarah também esconde da sua mãe o seu diafragma. Essas posturas já antecipavam a revolução sexual dos anos 1960, durante a qual a contestação aos valores tradicionais adquiriu um caráter aberto e explícito por parte dos jovens.

Interessante também que no momento em que Larry sai para viver em seu novo apartamento, ele é questionado por uma vizinha sobre porque irá morar no Greenwich Village, daí ele responde que está indo em busca de 'fama e fortuna'. E quando ele entra no metrô vemos que ele está confiante de que conseguirá atingir o estrelato. 

Lou Jacobi interpreta Herb, o proprietário da pequena lanchonete na qual Larry trabalha. O filme mostra os personagens característicos da região.

Larry tem a ambição de se tornar um ator famoso e, para isso, ele frequenta um curso de formação de atores com um professor, Herbert Berghof, que usa o chamado 'Método', criado pelo austríaco Lee Strasberg, que treinou várias gerações de atores e atrizes dos EUA. Aliás, é bom ressaltar que essa é, também, a história do próprio Paul Mazursky, que estudou com Lee Strasberg. 

Em uma dessas aulas, o professor Herbert lhe disse o seguinte: "Brincar é a doença do ator americano. É a doença do americano. Porque o que você está fazendo é manter a realidade do lado de fora para que ela não o toque. O pior tipo de piada que você pode fazer é manter a vida fora. Comentar, editorializar, fazer piadas - terrível! Não faça isso. É fatal.".

Também são comentados no filme outras técnicas de atuação, como as de Stanislavski e de Stella Adler. Assim, temos momentos em que se comenta sobre as técnicas ensinadas no Actor's Studio e de como elas permitiram que Marlon Brando se tornasse um grande astro. 

Aliás, as referências a Brando são feitas em inúmeros momentos do filme e vemos Larry fazendo encenações nas quais imita o seu ídolo, como aquelas que temos no filme 'A Streetcar Named Desire' (1951), dirigido por Elia Kazan. 

Também temos referências a outros filmes, como é o caso do western 'The Gunfighter' (Henry King; 1950), com Gregory Peck (vemos um cartaz dele) e citações a outros astros do cinema, como é o caso de Cary Grant, de quem a mãe de Larry diz ser uma grande fã.   

Quando se estabelece no Greenwich Village, Larry vive se encontrando com a sua namorada, Sarah, com quem ele tem frequentes relações sexuais. Para evitar de engravidar, ela faz uso do diafragma e ele usa da camisinha. A personagem de Sarah também se refere a uma namorada da vida de Paul Mazursky daquela época.

Larry e a mãe superprotetora e que professa valores conservadores, brilhantemente interpretada por Shelley Winters, que rouba a atenção em todas as cenas.

Para pagar as suas despesas, Larry passa a trabalhar em uma lanchonete da região, durante 4 horas diárias, enquanto vive saindo durante a noite para se encontrar com Sarah e, também, vive se encontrando com os seus amigos mais próximos, que são Connie, Robert, Anita e Bernstein e, com menos interações, o pintor frustrado Barney.

Larry, Sarah e os amigos frequentam a vida noturna da região, com seus bares e cafés. Larry também organiza festas para os amigos em seu apartamento. 

Daí, vemos toda a fauna do Village reunida: atores, pintores, poetas, escritores, músicos, conversando sobre livros, cinema, poesia, sobre o que estavam produzindo naquele momento, com todos desejando alcançar a fama e o estrelato, enquanto procuram desfrutar ao máximo daquele momento de suas vidas, com suas brincadeiras, festas, romances e tragédias. 

Aliás, em uma destas festas nós temos aquele que é um dos melhores momentos do filme, quando o pai e a mãe de Larry chegam, sem avisar, para lhe fazer uma visita. Inicialmente, eles se espantam com a presença de todos aqueles amigos de Larry, mas tudo muda quando Bernstein a convida para dançar, ela se diverte muito, o que deixa Larry com cara de tacho.

O grupo de amigos conversa e toma um café: Sarah, Larry, Anita, Robert, Connie e Bernstein.

Bernstein é um gay que vive sonhando em encontrar um homem que o faça ser feliz para sempre. Ele é interpretado brilhantemente por Antonio Fargas, ator afro-americano que atuou em filmes da 'Blaxploitation', incluindo 'Shaft' (1971), 'Cléopatra Jones' (1973) e 'Foxy Brown' (1974). 

Seu personagem, Bernstein, de fato, inventa toda uma história fictícia a respeito das suas origens e a respeito da sua vida. Ele vive dizendo para os amigos que o seu pai é um príncipe africano, embora a mãe seja uma simples faxineira, o que é motivo de questionamento por parte de Connie. 

Robert, por sua vez, faz um estilo cool e vive falando que saiu de casa aos 15 anos e que é um poeta, embora nunca tenha publicado nada. Seu principal interesse é ter relações com todas as mulheres possíveis e imagináveis.

Anita, por sua vez, é uma mulher solitária e infeliz que sonha em encontrar um homem que a faça feliz e que vive fazendo tentativas meio que falsas de suicídio. 

Os amigos ficam tão acostumados com a frequência com que isso acontece que eles costumam ir dançando pelas ruas do Village até o apartamento dela sempre quando recebem um aviso, da própria Anita, de que ela irá, novamente, cometer suicídio.  

Conclusão!

O pai (Ben), um trabalhador, Larry e a mãe, superprotetora, que não se conforma e não entende a nova forma dos jovens de se relacionar.

Enfim, neste filme, que é fortemente autobiográfico, do talentoso Paul Mazursky, temos um tratamento emocionante poético para as ambições, sonhos, desejos, romances, conflitos, frustrações, decepções amorosas. E merece destaque a belíssima trilha sonora jazzística, com várias músicas de Dave Brubeck, Chalie Parker, J. J. Johnson e Glenn Miller.

A escolha da trilha sonora foi perfeita, pois o Jazz foi a trilha sonora preferida dos jovens Beats e dos jovens inconformistas dos anos 1950, o que Jack Kerouac deixa bem claro em seu clássico livro 'On The Road', publicado em 1957, mas que retrata viagens e aventuras que foram vivenciadas por eles e por seus amigos entre os anos de 1947-1950. 

A fotografia do filme retrata perfeitamente aquele período dos anos 1950, os anos de censura e repressão do Macarthismo e Eisenhower.

Porém, Mazursky também mostra que aqueles anos foram, também, o período em que a sociedade dos EUA começou a se transformar, graças a uma nova geração que já estava se manifestando, demonstrando sua insatisfação e inconformismo com os valores dominantes e com a maneira como se desenvolviam as relações entre as pessoais. 

E como o próprio Mazursky disse, em outro momento, estas eram pessoas que desejavam algo permanente para as suas vidas, mas que também queriam ser livres. O filme retrata, de forma bela, emocionante e poética, essa busca, que é essencialmente de caráter espiritual, como também era a dos Beats. 

Tudo isso iria explodir nos anos 1960, mas como Mazursky mostra, de forma tocante, em seu filme, as sementes de tudo estavam lá, nos anos 1950. 

A mãe de Larry chega ao apartamento quando acontecia uma festa. Ela se enturma rapidamente e dança com o animado Bernstein. No filme, a mãe de Larry teme pelo futuro do filho, pois ela também tentou a carreira artística e não deu certo. A mãe de Mazursky era uma pianista.

Informações Adicionais!

Título: Next Stop, Greenwich Village;

Diretor: Paul Mazursky;

Roteiro: Paul Mazursky;

País de Produção: EUA; Gênero: Comédia Dramática;

Ano de Produção: 1976; Duração: 111 minutos;

Música: Bill Conti; Fotografia: Arthur J. Ornitz;

Edição: Richard Halsey;

Elenco: Lenny Baker (Larry Lapinsky); Shelley Winters (Mãe); Ellen Greene (Sarah Roth); Christopher Walken (Robert Fulmer); Dori Brenner (Connie); Lois Smith (Anita Cunningham); Lou Jacobi (Herb); Antonio Fargas (Bernstein Chandler); Mike Kellin (Ben Lapinsky); Jeff Goldblum (Clyde Baxter); Rochelle Oliver (Dr. Marsha); John C. Becher (Sid Weinberg); Bill Murray (Nick Kessel); Helen Hanft (Esposa de Herb); Woody Allen (velho barbudo que vende poemas de amor). 

Momento de tristeza quando o grupo de amigos descobre o que aconteceu com Anita.

Links:

Informações sobre o filme:

https://www.imdb.com/title/tt0074963/?ref_=ttfc_fc_tt

O Método Stanislavski:

https://comunidadeculturaearte.com/o-sistema-stanislavski-do-teatro-e-do-cinema/

Técnicas de atuação:

https://frenezirevista.com/2021/11/09/tecnicas-de-atuacao/

A trajetória de Paul Mazursky:

https://projects.latimes.com/hollywood/star-walk/paul-mazursky/index.html

Paul Mazursky foi agraciado, em Dezembro de 2013, com uma merecida Estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Falecimento de Paul Mazursky:

https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/07/cinco-vezes-indicado-ao-oscar-morre-aos-84-anos-paul-mazursky.html

A Geração Beat e a Contracultura:

https://www.queridoclassico.com/2022/07/geracao-beat-movimento-contracultura.html

Trailer do Filme:

A mãe dançando com Bernstein:

Amigos atravessando a rua:



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