'O Amor é Mais Frio do que a Morte': Em seu primeiro longa-metragem, Fassbinder já mostra o seu talento, inventividade e ousadia!

'O Amor é Mais Frio do que a Morte': Em seu primeiro longa-metragem, Fassbinder já mostra o seu talento, inventividade e ousadia! - Marcos Doniseti! 

'O Amor é Mais Frio do que a Morte' (1969) foi o primeiro longa-metragem de Fassbinder e deu início à chamada 'Trilogia dos Marginalizados'.

O Novo Cinema Alemão e Fassbinder! 

Neste artigo começarei a comentar uma série de filmes que foram dirigidos pelo genial cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, nascido em em 31/05/1945 e que faleceu em 10/06/1982, com apenas 37 anos de vida. 

Fassbinder foi, inegavelmente, um dos mais talentosos, criativos, ousados e geniais cineastas da história. Sua estreia no cinema se deu em 1966, com dois curtas-metragens: 'This Night' (que é considerado perdido) e 'Der Stadtstreicher' (O Vagabundo da Cidade). Em 1967, Fassbinder dirigiu outro curta, que foi 'Das Kleine Chaos' (O Pequeno Caos). 

Fassbinder se tornou, de fato, o grande nome do chamado Novo Cinema Alemão, aquele cuja obra alcançava uma maior repercussão internacional. O movimento se iniciou em 1962, quando tivemos a divulgação do 'Manifesto de Oberhausen'. 

A cidade de Oberhausen sediava um importante festival de curtas-metragens que era organizado pelo governo da então Alemanha Ocidental com o objetivo de revelar novos talentos. Em 1962, os participantes escreveram e divulgaram um Manifesto, no qual diziam que cabia ao governo do país passar, também, a apoiar a produção de longas-metragens de novos cineastas.

O trio de ouro do Novo Cinema Alemão reunido durante o Festival de Cannes de 1982: Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog e Wim Wenders.

O movimento defendia a renovação do cinema alemão, que estava preso à obras de concepção nacionalista e nostálgica, que mostravam uma Alemanha rural e de valores profundamente reacionários que já tinha deixado de existir há muito tempo. 

Eram os chamados 'Heimatfilms', que fizeram muito sucesso na Alemanha, Áustria e Suíça entre o final dos anos 1940 e início dos anos 1960. Estes 'Heimatfilms' exaltavam a pátria e idealizavam um passado rural para a Alemanha, uma espécie de 'Era de Ouro' perdida. 

Em suas obras os cineastas ligados ao Novo Cinema Alemão repudiaram esse cinema conservador e nostálgico. Assim, eles atualizaram os temas trabalhados nos filmes, criaram novas formas de se contar histórias e trataram de temas históricos delicados, considerados tabus no país, como o Nazismo e a Segunda Guerra Mundial. 

Desta maneira, o Novo Cinema Alemão acabou revelando uma nova geração de grandes cineastas, como foram os casos de Wim Wenders, Werner Herzog, R. W. Fassbinder, Alexander Kluge, Volker Schlondorff, Margarethe von Trotta, Edgar Reitz, entre outros. E o movimento também revelou uma nova geração, muito talentosa, de atrizes, atores, roteiristas e técnicos. 

Assim, surgiram também brilhantes diretores de fotografia, como foram os casos de Michael Ballhaus, que trabalhou em muitos filmes de Fassbinder, e de Robby Muller, que trabalhou muitas vezes com Wim Wenders.

Franz e Bruno (nomes de dois personagens de filmes de Godard) são dois marginais que são pressionados a trabalhar para uma organização criminosa chamada de 'Sindicato'. 

Fassbinder desenvolveu uma brilhante carreira, em várias artes e mídias, como ocorreu no Teatro, na TV, na Literatura e, é claro, no Cinema. Ele dirigiu inacreditáveis 44 filmes em apenas 37 anos de vida, sendo que era o autor dos roteiros e também produzia e atuava em muitos destes filmes. Até mesmo em funções de caráter técnico dos filmes ele trabalhou. Fassbinder era um cineasta completo. 

Seus filmes abarcam vários gêneros cinematográficos e que são bastante populares: dramas históricos, melodramas, policiais, romances, ficção científica, suspense político. 

A sua carreira internacional deslanchou a partir do belíssimo 'As Lágrimas Amargas de Petra von Kant' (1972) e a partir daí o inventivo e ousado Fassbinder foi conquistando um crescente reconhecimento global, culminando na conquista do Leão de Ouro no Festival de Berlim, em 1982, e do Prêmio da Crítica no Festival de Toronto, no mesmo ano. 

Fassbinder começou no teatro, comandando uma trupe teatral que se chamava 'Action Theater' (Teatro de Ação') e que, depois, passou a se chamar 'Antiteater' (Antiteatro), bem no espírito contestatório e libertário dos anos 1960. 

Vários dos integrantes do 'Teatro de Ação' acompanharam Fassbinder, depois, em sua carreira cinematográfica, como foram os casos de Hanna Schygulla, Ulli Lommel, Kurt Raab e Irm Hermann.

Depois, ele dirigiu os seus primeiros filmes, longas-metragens, em 1969 e é justamente pelo primeiro deles que começarei a comentar a sua obra, que é 'Love is Colder Than Death' ('O Amor é Mais Frio do que a Morte'; 1969). 

Obs: A influência de Fassbinder se disseminou pelo cinema e pela cultura popular, chegando à música, com a formação de um grupo de música eletrônica, do gênero Neoclassical Dark Wave, que se chama justamente 'Love is Colder Than Death'.

A bela jovem entrega uma maçã para o criminoso Bruno em uma cena que se passa em um trem e que remete, claramente, a uma sequência de 'A Chinesa' (1967), de Godard. 

A influência da Nouvelle Vague! 

Este longa-metragem de estreia de Fassbinder foi claramente influenciado pela Nouvelle Vague. Isso fica evidente logo na abertura do filme, na qual vemos que ele é dedicado a Eric Rohmer e Claude Chabrol, dois dos principais nomes do revolucionário movimento cinematográfico francês. E uma das personagens do filme se chama Erika Rohmer. 

E no filme nós também temos várias referências a obra de Godard. Assim, o personagem de Fassbinder (que dirigiu e também escreveu o roteiro) se chama Franz, que é o nome do personagem de Sami Frey em 'Bande a Part' (1964), enquanto que o nome do personagem de Ulli Lommel é Bruno, o que é uma referência ao personagem de Michel Subor em 'Le Petit Soldat' (1960).

Porém, o nome Franz também é usado, no caso dos filmes de Fassbinder, como um personagem que representaria o próprio cineasta e, além disso, ele é uma referência ao protagonista do romance 'Berlin Alexanderplatz', que se chama Franz Biberkopf, que Fassbinder iria filmar, em 14 episódios, para a TV alemã em 1980.  

Essa influência de Godard sobre este belo filme de Fassbinder também fica bastante evidente em mais dois momentos. 

No primeiro, temos uma sequência em um trem, na qual Bruno fica sentado de frente para uma belíssima jovem (interpretada pela lindíssima Katrin Schaake), enquanto conversa, pouco, com ela. Essa sequência, claramente, lembra uma cena de 'A Chinesa' (1 967), entre o intelectual Francis Jeanson e Anne Wiazemsky, que também se desenvolve em um trem. 

E também temos um longo plano-sequência no qual Fassbinder faz um registro onde vemos uma avenida na qual temos inúmeras prostitutas e que é outro exemplo da influência de Godard.

Franz (Fassbinder) e Johanna (Hanna Schygulla). Ele é um cafetão que explora a bela jovem, mas, paradoxalmente, ele sente ciúmes dela quando a mesma ri da tentativa de sedução feita por Bruno. 


A trama do filme!

"O ambiente dos gângsteres é um cenário burguês virado de cabeça para baixo, digamos assim. Meus gângsteres fazem as mesmas coisas que os capitalistas, só que as fazem como criminosos. Os objetivos do gângster são tão burgueses como os do capitalista" (R. W. Fassbinder, no livro 'O Amor é Mais Frio do que a Morte', de Robert Katz, editora Brasiliense, páginas 58 e 59). 

A história do filme gira em torno de um trio, formado por Franz (Fassbinder), Johanna (Hanna Schygulla) e Bruno (Ulli Lommel). 

Franz é um pequeno gângster, tal como Michel Poiccard em 'Acossado' (1959), que acabou de ser libertado da prisão e vive de explorar a prostituta Johanna. 

Após ser libertado ele é pressionado pelos membros de uma organização criminosa (chamada de 'Sindicato') para que trabalhe para a mesma, porém ele insiste em 'trabalhar' por conta própria, promovendo os seus próprios crimes. 

Apesar de sofrer algumas torturas, Franz resiste e continua agindo por sua própria conta, atuando junto com uma bela e jovem prostituta, que é Johanna. 

O mesmo acontece com outro pequeno bandido, que é Bruno, que faz amizade com Franz. E quando este último é libertado pelo 'Sindicato', o mesmo convida Bruno para que se vá se unir à ele em suas atividades criminosas independentes. E é justamente isso que acontece. O problema é que Franz não desconfia de que Bruno pode estar a serviço do Sindicato. 

Porém, quando Bruno procura por Franz, o mesmo descobre que este está jurado de morte por um criminoso turco e evita sair do local onde mora. O criminoso turco foi informado que o seu irmão mais novo teria sido assassinado por Franz, embora este negue que tenha feito isso.

Johanna, Franz e Bruno: O trio de criminosos, frios e implacáveis, que não hesita em cometer inúmeros crimes, como furtos, roubos e assassinatos. 

Assim, Bruno e Franz decidem se antecipar e procuram pelo turco, matando ao mesmo. A partir daí o trio irá cometer outros assassinatos, o que colocará a Polícia em seu encalço, bem como ao próprio Sindicato, mas algumas surpresas desagradáveis irão aguardar Franz no final da história. 

E o criminoso Bruno, cujo visual lembra claramente aos bandidos dos antigos filmes policiais Noir, em especial, se revela um assassino brutal e inteiramente desprovido de escrúpulos, eliminando as suas vítimas com muito sangue frio e de maneira implacável, fato este do qual ele mesmo se vangloria quando conversa com a jovem no trem. 

Assim, Bruno não hesita em eliminar pessoas apenas em função de que elas se encontravam no lugar errado e na hora errada. 

E ao interpretar Franz, em seu longa de estreia, o grande Fassbinder já faz uso de uma jaqueta de couro e de um inseparável óculos escuros, um visual que irá contribuir para definir a sua personalidade pública, marginal e contestadora, que irá usar em muitos dos filmes nos quais atuou e que irá acompanhá-lo até o final de sua espetacular carreira.

O filme mostra o gênero de pessoas com as quais Fassbinder cresceu e se educou nas ruas da Alemanha: prostitutas, bandidos, membros do lumpemproletariado, enfim, pessoas que vivem à margem da sociedade e que aprenderam a desprezar as regras que vigoram na mesma.

Estas pessoas cometem crimes, roubos e assassinatos, e fazem isso com a mesma facilidade com que se toma um copo de cerveja ou se fuma um cigarro. Aliás, os personagens fumam muito neste filme. 

Johanna e Bruno fazem compras em um hipermercado. Eles furtam vários produtos, pois isso é uma maneira de demonstrar o seu desprezo pelas regras e leis que vigoram na sociedade. 

O desprezo do trio pelas regras sociais revela-se, até mesmo, quando vão a uma loja de departamentos comprar óculos e, daí, eles enganam a jovem vendedora e cada um dos membros do trio rouba um óculos para si. E depois também vemos Johanna e Bruno em um hipermercado, sendo que ela furta vários produtos, que esconde em sua bolsa. 

E na atuação dos atores e atrizes fica bastante nítida a influência teatral que Fassbinder decidiu levar para os seus primeiros filmes, principalmente da obra de Brecht (Godard também bebeu muito na fonte do dramaturgo alemão). 

E  os ambientes (residência do trio de criminosos, sede do 'Sindicato') praticamente não possuem qualquer mobília e as cenas são compostas com o uso de uma impecável simetria. 

A fotografia também é fundamental para realçar o clima gelado e sombrio do filme e o que predomina na obra é uma cor branca e fria, tal como o trio de protagonistas, que permanecem bastante frios e gelados quando decidem cometer os seus crimes. 

Bruno, em especial, demonstra sentir algum prazer interior nestes momentos, mas de uma maneira contida, fria, sem expressar essa satisfação, o que é uma maneira dele demonstrar o seu autocontrole e também o seu poder sobre os outros.

Johanna, Bruno e Franz: Relação entre os personagens é marcada pela total frieza. Eles raramente conversam ou trocam olhares. 

'Conclusão: 'O Amor é Mais Frio do que a Morte': Um filme frio!

Nesta produção tudo acaba reforçando o caráter de frieza do filme, inclusive na relação com o espectador. Não temos, praticamente, nenhuma cena que nos faça rir, chorar, sofrer ou que mexa, de fato, com as nossas emoções.

Essa frieza está presente em todos os momentos do filme, entre todos os personagens, na fotografia, na montagem das cenas, nos poucos diálogos, nas relações entre os personagens, que são inteiramente desprovidas de sentimentos e de emoções, na fotografia, nos ambientes, bem como na própria maneira como a história é desenvolvida.

Desta maneira, não temos, mesmo quando Bruno ou Franz demonstram interesse pela bela Johanna, demonstração explícitas de amor ou de paixão, com os mesmos fazendo isso de maneira muito fria. 

Eles não expressam sentimento ou emoção alguma, mesmo em momentos em que isso seria algo normal, quando se está tentando seduzir uma bela mulher. A maneira como os personagens andam também é fria, gelada, e não expressam emoção alguma. 

Essa frieza também se reflete no andamento do filme, que é bastante lento quando comparamos com outras produções do próprio Fassbinder, e também nas pouquíssimas conversas e diálogos entre os personagens. Fala-se bem pouco neste filme. 

'O Amor é Mais Frio do que a Morte', um filme de baixo orçamento, foi rodado em apenas 24 dias nublados e cinzentos durante o mês de Abril de 1969, em Munique e arredores, sendo um belo primeiro longa-metragem dirigido por Fassbinder e que já deixava claro que um novo e grande talento tinha surgido no mundo da Sétima Arte.

Fassbinder em cena de 'O Amor é Mais Frio do que a Morte' (1969).

Informações Adicionais!

Título: Love is Colder Than Death (O Amor é Mais Frio do que a Morte);

Diretor: Rainer Werner Fassbinder; 

Roteiro: Rainer Werner Fassbinder; 

Gênero: Policial;

Duração: 89 minutos;

País de Produção: Alemanha Ocidental;

Ano de Produção: 1969;

Música: Peer Raben e Holger Munzer; 

Fotografia: Dietrich Lohmann;

Elenco: Ulli Lommel (Bruno); Hanna Schygulla (Johanna); R.W. Fassbinder (Franz); Katrin Schaake (Garota no Trem), Irm Hermann (vendedora da loja); Ursula Stratz (prostituta no carro com Bruno). 

Link:

Trailer do filme:

(15) Fassbinder - Love is Colder Than Death - trailer - YouTube

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