'Acossado', de Godard: Afinal, quem escreveu o roteiro do filme?

'Acossado', de Godard: Afinal, quem escreveu o roteiro do filme? - Marcos Doniseti!
Godard, Belmondo e Jean Seberg durante as filmagens do clássico e revolucionário 'À Bout de Souffle' (Acossado; 1959).

Uma observação importante e que muitos não sabem: Truffaut não escreveu o roteiro de 'Acossado' (A Bout de Souffle; 1959). Isso é lenda urbana. 


A história real é a seguinte: Godard estava com dificuldades para conseguir quem financiasse a produção do seu primeiro longa-metragem, pois ele nunca tinha dirigido um anteriormente e inúmeros filmes de cineastas estreantes que foram lançados em 1959, quando 'Acossado' foi filmado (entre Agosto e Setembro), haviam fracassado nas bilheterias. 

Então, para convencer os potenciais investidores do filme (alguns distribuidores) de que Godard era, sim, um cineasta com muito talento potencial e de que o filme seria um sucesso, o produtor do filme (Georges de Beauregard) pediu a ajuda de dois dos amigos mais próximos de Godard (Truffaut e Chabrol), que já haviam dirigido alguns filmes de sucesso ('Nas Garras do Vício', 'Os Primos', ambos de Chabrol, e 'Os Incompreendidos', de Truffaut, todos lançados em 1959).

Assim, para ajudar Godard, ambos concordaram em colocar os seus nomes na produção do filme, sendo Truffaut na condição de roteirista e Chabrol como consultor técnico. 

Na verdade, o que Truffaut fez foi escrever uma sinopse de apenas 4 páginas, a qual o Godard ampliou e modificou bastante. Godard também escreveu e reescreveu todas as cenas e diálogos do filme, o que ele fazia diariamente, durante o seu longo café da manhã. Quanto ao Chabrol, ele não foi consultor de nada, pois nunca apareceu nos locais de filmagem.
Raoul Coutard, com a câmera, Godard e Jean Seberg durante as filmagens de 'Acossado'. 

Os nomes dos dois foram incluídos na produção do filme apenas para que pudessem servir como avalistas do talento de Godard e, assim, conseguir convencer os financiadores a bancar a produção do filme, o que acabou acontecendo, é claro. 


Quanto ao roteiro, o estilo de Godard era muito incomum, pois ele o reescrevia constantemente, até ficar satisfeito com o resultado. 

E quando Godard não ficava satisfeito com o que havia escrito, ele simplesmente não filmava nada naquela dia, dispensando todos (atores, técnicos...), dizendo para os atores que 'hoje estou sem ideias... vão embora'. 

Aliás, isso irritou profundamente o produtor Georges de Beauregard quando o mesmo tomou conhecimento do fato, levando-o a escrever um memorando proibindo que isso voltasse a acontecer. 

Quando o Godard terminava de escrever, o mesmo levava as cenas e falas que seriam filmadas naquele dia para Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo e para os outros atores, faltando pouco tempo antes de filmar (Truffaut mostrou isso em seu 'A Noite Americana'). 

Então, 'Acossado' não teve, de fato, um roteiro do tipo tradicional, pois o mesmo era constantemente modificado por Godard e isso acontecia no mesmo dia em que as cenas seriam filmadas. Inclusive, os métodos de filmagem usados por Godard eram tão incomuns que Jean Seberg e Belmondo concluíram que o cineasta era maluco e que o filme seria um gigantesco fracasso. 

Mas eles estavam totalmente enganados, como se viu, pois o filme se tornou um grande sucesso comercial e de crítica, além de ter revolucionado a forma de se fazer um filme.
Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg em cena clássica do revolucionário 'Acossado'. 

Aliás, até hoje o Godard trabalha desta maneira, sem um roteiro definido, reescrevendo tudo constantemente e querendo que os atores improvisem bastante durante as filmagens. Isso, aliás, fez com que muitos atores e atrizes de renome, acostumados a trabalhar em um esquema mais tradicional, não quisessem trabalhar com Godard. 


Essa é a história. 

Fontes:  


Livro 'Mil Vidas Valem Mais do que Uma', autobiografia de Jean-Paul Belmondo, que foi lançada no Brasil pela L & PM;

Livro 'A Nouvelle Vague e Godard', de Michel Marie (Papirus Editora), que disseca o clássico e revolucionário filme de Godard nos mínimos detalhes e em todos os aspectos  da produção (roteiro, filmagens, direção, atuação, montagem, mídia...), mostrando porque o mesmo foi um filme tão inovador.

Já li os dois livros e ambos são ótimos. Recomendo.
'A Nouvelle Vague e Godard': Livro de Michel Marie explica a história da criação da Nouvelle Vague e disseca o revolucionário filme de Godard nos mínimos detalhes (roteiro, atuação, filmagens, montagem). 

Link:


Trailer de 'Acossado' (legendas em Português):
https://www.youtube.com/watch?v=IqnPIeLJEv0

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