"Mean Streets" ('Caminhos Perigosos') - Martin Scorsese mostra o seu talento e a sua assinatura em filme realista sobre culpa e pecado que antecipou a obra-prima 'Taxi Driver'!

"Mean Streets" ('Caminhos Perigosos') - Martin Scorsese mostra o seu talento e a sua assinatura em filme realista sobre culpa e pecado que antecipou a obra-prima 'Taxi Driver'! - Marcos Doniseti!

"Mean Streets" (1973) foi o filme que mostrou o talento de Scorsese para o mundo e, nele, o jovem e brilhante cineasta nova-iorquino antecipou o uso de elementos que apareceram em 'Taxi Driver', que foi lançado três anos depois.


A produção de "Mean Streets"!

Recentemente assisti ao "Mean Streets", este clássico filme de Martin Scorsese, e pode-se dizer, sem dúvida alguma, que o mesmo é excelente, um verdadeiro clássico, sendo muito representativo da obra deste grande cineasta nova-iorquino e que antecipou muito do que veremos na obra-prima 'Taxi Driver', produzido três anos depois (1976).
 
"Mean Streets" foi o terceiro longa-metragem de Scorsese, que tinha estreado em 1967 com 'I Call First' ('Quem Bate à Minha Porta?'; 1967) e que havia dirigido, na sequência, "Street Scenes" (documentário sobre protestos contra a Guerra do Vietnã; 1970) e "Boxcar Bertha" ('Sexy e Marginal'; 1972, produzido por Roger Corman).

Como eu já afirmei, 'Mean Streets'/'Caminhos Perigosos' é um filme no qual temos praticamente todos os elementos que veríamos, três anos depois, em 'Taxi Driver'.

Assim, em 'Mean Streets' nós temos a presença do seguinte:

- O uso de uma trilha sonora com muitos sucessos de Rock e Soul dos anos 1960 e 1970;

- A utilização de cores para se referir ao caráter dos personagens, sendo que o vermelho é a 'cor do pecado e da devassidão';

- A vida dos marginalizados nas ruas de Nova York (drogados, prostitutas, ladrões, homossexuais, gângsters e mafiosos);
 
Johnny Boy chega ao bar de seu amigo Tony acompanhado de duas belas mulheres, que deixam Charlie extasiado. O tom forte de vermelho do lugar é para mostrar que, na visão de Charlie, o mesmo é um local de pecado e devassidão.

- O catolicismo e a cultura de raízes italianas de Scorsese e de sua família, com a festa de São Genaro aparecendo como pano de fundo;

- A participação de Robert de Niro e Harvey Keitel, na condição de protagonistas, que trabalham com Scorsese até os dias atuais;

- A Guerra do Vietnã e a decadência da cidade de Nova York como panos de fundo da trama;

- A paixão pelo Cinema, com os protagonistas indo ao mesmo em várias oportunidades. Também vemos vários cartazes de filmes clássicos. 

Além disso, Charlie Cappa (personagem de Harvey Keitel), que tem o mesmo nome do pai de Scorsese e o sobrenome da mãe do cineasta, é o alter ego de Scorsese, enquanto que o personagem do Robert Dd Niro (o Johnny Boy) em 'Mean Streets' é uma espécie de versão mais jovem do Travis Bickle, que é o protagonista de 'Taxi Driver'.

Antes do lançamento de 'Caminhos Perigosos', o ainda jovem Martin Scorsese não tinha nenhum longa-metragem de qualidade e de sucesso para mostrar, principalmente para os estúdios e produtores de Hollywood, o seu talento e que tipo de filme ele poderia dirigir.
 
Johnny Boy vive de emprestar dinheiro dos outros, e não paga ninguém, e conta com a ajuda e proteção de Charlie, que faz isso como forma de se penitenciar pelos seus crimes e pecados.

E foi por isso mesmo que Scorsese teve muitas dificuldades para conseguir convencer um produtor ou estúdio para financiar 'Mean Streets'. Mas, o sucesso do filme fez com que 'Mean Streets' se tornasse o filme que mostrou o talento de Scorsese para todos nos EUA e que abriu as portas dos grandes estúdios para este brilhante cineasta.

Além disso, Robert de Niro e Harvey Keitel também irão se beneficiar com o brilhante trabalho de ambos no filme, sendo que de Niro foi convidado por Francis F. Coppola para trabalhar em 'O Poderoso Chefão 2' depois que Scorsese lhe fez uma exibição particular de 'Mean Streets'. 

Com isso, depois de 'Caminhos Perigosos' as dificuldades de Scorsese para conseguir quem financiasse ou produzisse seus filmes chegaram ao fim, pois 'Mean Streets' foi o filme que possibilitou a sua ascensão no cenário cinematográfico de Hollywood, tornando-se o seu cartão de visitas.

O título original do filme é 'Mean Streets' (cujo autor é Jay Cocks), ou seja, 'Ruas Perversas', que foi retirado de uma frase de um texto de autoria de Raymond Chandler, o grande mestre do Romance Policial Noir, intitulado 'A Simples Arte de Matar'. No Brasil, o filme ganhou o nome de 'Caminhos Perigosos'.

O filme foi muito elogiado em uma crítica publicada pelo 'The New York Times', jornal muito respeitado e influente. Pauline Kael também elogiou muito o filme, em um texto publicado na revista 'The New Yorker', dizendo que "Mean Streets é uma obra verdadeiramente original da nossa época, o triunfo de um cineasta pessoal". E depois ela acrescentou que 'Caminhos Perigosos' era "o melhor filme americano de 1973".
 
Charlie chama Johnny para uma conversa, exigindo que ele acerte as suas dívidas com o mafioso Michael. Consta que a fala de Robert de Niro nesta cena foi inteiramente improvisada por ele. Sua atuação o levou a conquistar vários prêmios de melhor ator coadjuvante.

Em 2013, a equipe da revista "Entertainment Weekly" escolheu o filme como sendo o sétimo melhor de todos os tempos. James Gandolfini, ator da série 'The Sopranos', diz que assistiu ao filme dez vezes seguidas. 

Aliás, é bom ressaltar que a influente crítica Pauline Kael foi a grande responsável por defender e promover a geração chamada de 'Nova Hollywood', da qual fizeram parte Martin Scorsese, Michael Cimino, William Friedkin, Brian de Palma, Steven Spielberg, George Lucas, Peter Bogdanovich, Hal Ashby, Francis F. Coppola, Paul Schrader, Paul Mazursky, Bob Rafelson, Dennis Hopper e Robert Altman.

Essa geração de cineastas procurou criar um Cinema Autoral nos EUA. Os integrantes desta geração, que foi chamada de 'Nova Hollywood', eram muito influenciados pela Nouvelle Vague, a cujos cineastas (Godard, Truffaut, Chabrol, Rivette e Rohmer) eles idolatravam. E quase todos eles cresceram no ambiente liberal e efervescente da Contracultura, dos protestos contra o Racismo (Direitos Civis) e contra a Guerra do Vietnã, tendo o Rock e a Soul Music como trilha sonora da época. 

Depois da critica extremamente elogiosa de Pauline Kael na revista 'The New Yorker', o filme de Scorsese passou a atrair um público expressivo e ele passou a receber inúmeros convites para dirigir, o que antes de 'Mean Streets' não acontecia.

O filme captura a vida e a realidade da cidade de Nova York dos primeiros anos da década de 1970 (da 'Little Italy' em particular), tal como Scorsese a conheceu, bem como nota-se a influência dos filmes pelos quais ele demonstrou a sua paixão e que, literalmente, o salvaram de uma vida de grandes riscos, incluindo os filmes Noir, os Neorrealistas italianos e os da Nouvelle Vague francesa.
 
Cenas noturnas e urbanas mostrando a, na época, decadente cidade de Nova York. Este filme de Scorsese tem uma clara influência dos filmes Noir.

Assim, 'Mean Streets' possui, claramente, elementos de Documentário, misturados com film Noir, e também se aproxima do Neorrealismo italiano e da Nouvelle Vague francesa.

Isso fica claro pelo fato de ser um filme caracterizado pelo realismo cru de suas cenas, por ser uma produção de baixo orçamento, de caráter nitidamente autoral e que mostra uma realidade vivenciada por milhões de pessoas nas grandes cidades dos EUA, nesta época, quando o país enfrentava uma grave crise econômica (aumento da inflação), política (Watergate), militar (Guerra do Vietnã), social (queda do padrão de vida e deterioração dos serviços públicos) e moral (o que fica é evidente pelo comportamento de Charlie).

As mudanças trazidas pelos anos 1960, com a emergência da Contracultura, disseminando o uso de drogas, os valores coletivistas e humanitários, bem como a chamada 'Revolução Sexual', também estão presentes neste clássico filme de Scorsese

Mas fica evidente que nem todos, nos EUA, compartilhavam dos valores coletivistas e solidários do período, e vemos cenas que mostram que o racismo e a discriminação com relação aos homossexuais  e com as mulheres ainda estavam presentes na sociedade. 

'Mean Streets' também é um filme com claros elementos autobiográficos e o personagem Johnny Boy (interpretado por Robert de Niro) é visto, por muitos, como um alter ego de Scorsese. Steven Spielberg, amigo de Scorsese, declarou que Johnny Boy mostra o que poderia ter acontecido com o próprio Scorsese se este não tivesse sido salvo por sua paixão pelo Cinema.

Neste sentido, pode-se estabelecer uma analogia de 'Caminhos Perigosos', de Scorsese, com 'Os Incompreendidos', de Truffaut, no qual o personagem de Jean-Pierre Léaud interpretou um adolescente que foi, em grande parte, baseado na vida do próprio Truffaut, que também foi salvo pelo Cinema, como ele mesmo admitiu.

Portanto, 'Mean Streets' foi o filme que mostrou, para todos, o imenso talento de Scorsese, deixando claro que ele tinha um estilo próprio de dirigir e foi este filme que o apresentou para o mundo. 
 
Michael encontra Johnny, no bar 'diabólico, devasso e pecaminoso' de Tony, a fim de cobrar as dívidas do mesmo, que sempre o enrola e não paga nada. Até que Michael perde a paciência...

Inclusive, foi depois de assistir 'Mean Streets' que a atriz Ellen Burstyn, que havia atuado em 'O Exorcista' (de William Friedkin) convidou Scorsese para dirigir "Alice Doesn't Live Here Anymore" ('Alice Não Mora Mais Aqui'; 1974), outro clássico de Scorsese e que mostra a emergência do Feminismo nos EUA dos anos 1970.

Assim, nos EUA também tivemos o cumprimento da profecia feita por Alexandre Astruc, em seu texto de Março de 1948 que se intitulava 'Em defesa de uma nova Vanguarda: A camera-stylo', no qual 'stylo' significa ter uma assinatura, uma identidade própria.

Alexandre Astruc, que foi crítico da 'Cahiers du Cinéma' e cineasta da Nouvelle Vague, foi quem primeiro defendeu a ideia de Cinema Autoral, nesse texto de 1948 (ver link abaixo).

Quando terminou de filmar "Boxcar Bertha", Scorsese exibiu o filme para John Cassavettes, que havia elogiado muito o seu filme anterior ('I Call First'), lhe disse o que o próprio Scorsese estava pensando, que foi "Bom trabalho, mas nunca mais faça uma p... dessas". Ele também disse, para Scorsese, em tom de pergunta, "Por que você não faz um filme sobre algo que realmente seja próximo a você?".

E foi assim que Scorsese decidiu filmar 'Mean Streets', projeto que havia sido proposto por Roger Corman, mas que o cineasta nova-iorquino recusou porque o produtor queria que ele refizesse o roteiro para usar um elenco inteiramente negro, o que não tinha nada a ver com Scorsese que, é claro, recusou o proposta. Afinal, ele era um ítalo-americano de Nova York, com raízes familiares na Sicília, e não tinha nenhuma ligação com a realidade dos negros  dos EUA (ou afro-americanos).

Scorsese decidiu, no entanto, filmar 'Caminhos Perigosos', mas o roteiro foi reescrito inúmeras vezes, passando pro 27 versões diferentes, enquanto que Jay Cocks lhe deu um novo e definitivo título ('Mean Streets').

Da direita para a esquerda: Charlie, Johnny e Tony vão cobrar dívidas do dono de um restaurante (Joey), pela 'proteção' que oferecem ao mesmo, e a conversa termina em uma imensa pancadaria.

A Trama do Filme!

"Mean Streets" começa com uma afirmação, que é feita pelo próprio Scorsese: "Não pagas os teus pecados na Igreja. Isso fazes nas ruas. Fazes em casa. O resto é mentira e você sabe disso". E o protagonista da história (Charlie Cappa, que é o alter ego de Scorsese) também diz que, no inferno, existem dois tipos de dores, que são a física e a espiritual e que a pior das duas é a segunda. 

Estas afirmações são, de certa maneira, declarações de princípios do protagonista (Scorsese/Charlie), que reflete o seu profundo catolicismo, mas que vivencia uma existência marcada, em sua própria visão, pelo crime, pecado e devassidão.

O protagonista do filme é Charlie Cappa (que é interpretado por Harvey Keitel), que é um pequeno gângster da 'Little Italy', região de Nova York, e que tem uma relação de grande amizade com Johnny Boy (interpretado por Robert de Niro), que é primo de Teresa, a namorada de Charlie.

Charlie trabalha para seu tio (o mafioso Giovanni), cobrando dívidas de proprietários de restaurantes da cidade, e o mesmo o proíbe de ter relações com Teresa (mas isso já acontecia quando Charlie foi advertido pelo tio mafioso), e recomenda que se afaste de Johnny Boy, que vive se envolvendo em confusões em função das dívidas que faz com todos.

Charlie, apesar de namorar a sério com Teresa (prima de Johnny), a quem diz que ama, tenta se relacionar sexualmente com uma dançarina (Diane) do bar ao qual sempre vai (de seu amigo Tony), mesmo namorando com Teresa. E o seu preconceito com relação a Diane (que é muito bonita, mas é negra, o que o deixa em dúvida sobre o que deveria fazer), também o leva a hesitar em fazer tal tentativa com a atraente e sensual Diane.


A jovem e bonita Teresa é prima de Johnny e namora Charlie. Eles são apaixonados, mas o tio mafioso (Giovanni) quer que ele fique longe dela, o que ele não consegue fazer.

E um dos credores de Johnny Boy é um mafioso (Michael), que vive de agiotagem e de contrabando, que o está pressionando para receber o que emprestou, porém ele é sempre enrolado por Johnny, que promete pagar a dívida, mas nunca paga. 
 
Charlie vive convencendo Michael a não tomar medidas drásticas, pois irá convencer Johnny a acertar as contas. Charlie ajuda e protege ao seu grande amigo, Johnny Boy, mesmo sabendo que ele é um vagabundo que vive de emprestar dinheiro alheio e sem pagar ninguém. 

Aliás, uma das melhores cenas do filme é quando Charlie leva Johnny Boy para uma conversa particular e exige explicações do motivo dele não ter aparecido para se encontrar com Michael a fim de acertar a sua situação com o mesmo, a quem devia uma grande soma de dinheiro. 
 
Inclusive, consta que toda a fala de Robert de Niro neste diálogo foi feita inteiramente de improviso. Assim, não foi à toa que Robert de Niro ganhou vários prêmios como melhor ator coadjuvante em função da sua brilhante atuação em "Mean Streets". 

Assim, Charlie tem uma vida marcada pelas contradições e que são geradas pelos conflitos provocados entre a sua formação religiosa (católica, a mesma de Scorsese), e a vida que leva, trabalhando para um mafioso, envolvendo-se em brigas, corrupção, bebedeiras e tentativas de traição.
 
Robert De Niro foi coadjuvante em 'Mean Streets' (1973), mas o seu desempenho foi tão bom que, três anos depois, interpretou o protagonista da obra-prima 'Taxi Driver' (1976).

Charlie tenta resolver os seus sentimentos de culpa por meio de atos de penitência, como o fato de tentar ajudar ao autodestrutivo Johnny Boy, primo de sua namorada (Teresa), que vive envolvido em confusões e conflitos provocados pelo fato dele ser um vagabundo que empresta dinheiro de muitas pessoas e que não paga ninguém.

Esta é uma das maneiras pelas quais Charlie tenta viver de forma a conciliar o mundo do sagrado e o do profano, entre a sua fé católica e os pecados que comete diariamente. E Charlie também costuma se punir colocando a mão sobre velas acesas, imaginando que o sofrimento que teria no inferno seria um milhão de vezes maior do que aquele proporcionado por uma simples vela.

Charlie coloca a sua mão sobre velas sempre que age de maneira que entende ser pecaminosa e vemos isso em vários momentos do filme, tal como acontece quando chega ao bar de Tony e sobe ao palco para dançar ao lado de uma dançarina (a bela Diane), por quem sente uma forte atração. 

E para justificar para a namorada (Teresa) o motivo de insistir em ajudar e proteger o amigo Johnny Boy, que ela considera um vagabundo inútil, Charlie chega a citar São Francisco de Assis, ao que ela retruca lhe dizendo que o santo não fazia cálculos sobre dinheiro, apontando para o comportamento contraditório do próprio Charlie. 
 
Charlie é apaixonado por Cinema e nesta cena vemos um cartaz do filme 'Point Blank', com a participação de Lee Marvin e que foi dirigido por John Boorman, cineasta britânico que fez parte do chamado 'Free Cinema', que foi a 'Nouvelle Vague' da Grã-Bretanha.

Além disso, Charlie também costuma ir até a igreja de sua vizinhança a fim de confessar os seus pecados e o padre sempre lhe diz a mesma coisa: "Reze 10 'Pais-Nossos', reze 10 'Aves-Marias'"... Mas nada disso é suficiente para aplacar a sua consciência culpada, pois ele sabe que depois que sair dali irá voltar a cometer os mesmos crimes (ou pecados...) de antes. Assim, ele conclui que as suas orações nada significam e são apenas palavras vazias.

Também temos o uso criativo de vários recursos cinematográficos, como os cortes rápidos (jump cuts), muito utilizados por Godard em 'Acossado', na cena de abertura do filme, quando Charlie acorda assustado em função de ter tido um pesadelo, e dos movimentos de câmera na cena do jogo de bilhar, quando Charlie, Tony e Johnny vão cobrar a dívida de um dono de restaurante, e também a utilização da câmera lenta, como na cena em que Johnny chega ao bar de Tony, acompanhado de duas belas mulheres (a bonita Heather e a belíssima e sensual Sarah Kline... qual é o nome da atriz que a interpretou, afinal?) e dança ao som de 'Jumping Jack Flash' (dos Stones, é claro).

Aliás, esse é outro elemento importante na história, ou seja, o uso de uma trilha sonora moderna, destacando-se músicas populares como 'Jumping Jack Flash' e "Tell Me" (dos ambas dos The Rolling Stones), 'Please, Mr. Postman' (The Marvelettes) e 'Be My Baby' (The Ronettes). Um cineasta que seguiria esse mesmo caminho, posteriormente, foi o Quentin Tarantino. Algo me diz que ele deve ter assistido 'Mean Streets' inúmeras vezes. 

Também temos uma fotografia que remete diretamente aos filmes Noir e o próprio Cinema é homenageado quando Charlie e Johnny vão assistir filmes. 

Os filmes que eles assistem são 'The Searchers'/'Rastros de Ódio' (de John Ford, de 1956) e "The Tomb of Ligeia"/"Túmulo Sinistro" (Roger Corman; 1964). E também vemos cartazes de vários filmes, incluindo 'X - The Man With The X-Ray Eyes' (Roger Corman; 1963) e 'Point Blank' (John Boorman; 1967).

Obs1: John Boorman fez parte de uma 'Nouvelle Vague' do cinema britânico dos anos 1960, movimento que foi chamado de 'Free Cinema'. O movimento também incluía outros cineastas, como Tony Richardson, Jack Clayton, Lindsay Anderson, John Schlesinger e Richard Lester
 
Roger Corman produziu o segundo longa-metragem da carreira de Scorsese, que foi 'Boxcar Bertha' ('Sexy e Marginal'; 1974), que contou com a participação de David Carradine (que atuou em 'Mean Streets') e de Barbara Hershey.
 
Sempre que faz alguma coisa que entra em conflito com a sua formação religiosa (católica), Charlie procura se penitenciar colocando a sua mão sobre uma vela acesa.

Também vemos o uso da cor vermelha para se referir ao caráter pecaminoso e devasso da vida de Charlie, bem como no bar que ele frequenta, onde vemos um tom forte, estourado, de vermelho, como se o local fosse, literalmente, uma 'filial do Inferno'. E o uso da palavra 'f.u.c.k' também foi intenso, sendo falada cerca de 50 vezes durante o filme. 

A decadência da cidade de Nova York também fica evidente pelas ruas sujas, repletas de lixo, mostrando que a qualidade dos serviços públicos não era das melhores. Também vemos um soldado, veterano da Guerra do Vietnã, que retorna aos EUA e é homenageado pelos amigos, mas que sofre um surto de violência, como se ainda estivesse combatendo no distante país asiático. 

Desta maneira, 'Mean Streets' reúne elementos que são fortemente autobiográficos, relacionados com a história de vida do próprio Martin Scorsese que, com seu imenso talento, conectou os mesmos com as grandes transformações que ocorreram nos EUA durante a década de 1960, que resultaram em uma forte divisão na sociedade.

Esta divisão, um verdadeiro racha nos EUA, ocorreu com a emergência das lutas pelos Direitos Civis dos negros, da Guerra do Vietnã, da Contracultura, dos assassinatos dos Kennedys (John e Robert), do crescimento do Feminismo (a respeito do qual Scorsese dirigiria seu filme posterior, 'Alice Não Mora Mais Aqui'), da vitória de Richard Nixon (que defendia valores tradicionais e conservadores) em 1968 e 1972.

Portanto, em 'Mean Streets', Scorsese usa de elementos autobiográficos, enquanto retrata brilhantemente estas mudanças, bem como a crise enfrentada pelos EUA e pela cidade de Nova York naquele momento histórico.
 
No final, Johnny, Teresa e Charlie irão pagar pelo calote do primeiro, que nunca pagou a sua dívida com Michael, o que também pode ser interpretado como uma punição pelos crimes e pecados que cometeram.

Informações Adicionais!

Título: Mean Streets (Caminhos Perigosos);
Diretor: Martin Scorsese;
Roteiro: Martin Scorsese e Mardik Martin;
Ano de Produção: 1973;
País de Produção: EUA;
Gênero: Drama Policial;
Duração: 112 minutos;
Fotografia: Kent L. Wakeford;
Elenco: Harvey Keitel (Charlie Cappa); Robert de Niro (Johnny Boy); David Proval (Tony); Amy Robinson (Teresa); Richard Romanus (Michael); Cesare Danova (Giovanni); Jeannie Bell (Daiane); David Carradine (bêbado baleado). 
Prêmios:
Melhor Ator Coadjuvante para Robert de Niro pela 'Sociedade de Críticos de Cinema' e pelo 'Círculo de Críticos de Cinema de Nova York' (ambos em 1974). 

Links:

Texto sobre 'Mean Streets':
https://www.filmsite.org/meanstreets.html

Trailer do filme: 


 

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